O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Com a sua criação, o SUS proporcionou o acesso universal ao sistema público de saúde, sem discriminação. A atenção integral à saúde, e não somente aos cuidados assistenciais, passou a ser um direito de todos os brasileiros, desde a gestação e por toda a vida, com foco na saúde com qualidade de vida, visando a prevenção e a promoção da saúde.
A gestão das ações e dos serviços de saúde deve ser solidária e participativa entre os três entes da Federação: a União, os Estados e os Municípios. A rede que compõe o SUS é ampla e abrange tanto ações quanto os serviços de saúde. Engloba a atenção primária, média e alta complexidades, os serviços urgência e emergência, a atenção hospitalar, as ações e serviços das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental e assistência farmacêutica.
O momento que estamos vivendo, pandemia do novo Coronavírus, o SUS vem sendo roda de conversas em diversos países. Devemos falar sobre as principais diretrizes: Universalidade, Integralidade, Equidade, Descentralização, hierarquização, participação popular e controle social. Não podemos deixar de citar as limitações como as dificuldades internas entre o Ministério da Saúde, Secretarias estaduais e Municipais de Saúde, sobre as limitações em ser um sistema cronicamente subfinanciado, ou seja, as UTIs e os respiradores que tanto se discute hoje como necessidade, já deveriam existir independente do panorama pandêmico atual, pois desde que criado. E finalizar com as vantagens da população brasileira em ter um Sistema Unificado de Saúde.
Para termos um SUS ainda mais presente e atuante na vida das pessoas, devemos profissionalizar a gestão do mesmo.
Arnaldo Donizetti Dantas, consultor jurídico, especialista em gestão pública e governamental e pré-candidato a vereador pela cidade de São Paulo.
Nova UBS Parque das Flores tem atuação do mandato do Vereador Alessandro Guedes
17 de novembro de 2024Desafios e oportunidades do varejo neste fim de ano
17 de novembro de 2024Córregos despoluídos, uma realidade possível na cidade de São Paulo
31 de julho de 2024
Leave a reply Cancelar resposta
-
Deputado Pedro Kaká manda emendas para Saúde em São Mateus
19 de abril de 2018 -
Falta de água afetará dois terços da população mundial em 2050
17 de maio de 2015 -
Indústria deve deixar de vender mais de 1,3 milhão de veículos
6 de junho de 2020