Onde começa a história há muito tempo atrás para saber como o Sapopemba começou com a colonização de italianos, português e assim começou a surgir chácara, fábrica na região como de chocolate e cerâmica e louças. Sapopemba foi ocupada a pôr grandes chácaras cultivadas pelos imigrantes.
Dizem que o nome Sapopemba vem de um peixe que era comum na região comum nos riachos e lagoas outros dizem que vem de uma árvore com raízes achatadas que cresciam ao lado do tronco a árvore de 30 metros era relíquia. Mas foram os caiporas nordestinos que plantaram essa árvore era Sapopemba isso aie não Sapopemba infelizmente a árvore morreu de velha. Gente de diferentes e novos costumes no Parque Sevilha era só Espanhol, na Vila Zelina era tudo Lituano no Sapopemba era Portugueses, na Vila Ema Alemães e no centro Espanhol.
Os caipiras e nordestinos vieram para trabalhar nas padarias de lenhadores e assim começa a história nos tempos atuais.
A festa era onde todos se uniam a festa da igreja Nossa Senhora de Fátima realizada e tradicional da regional era tão boa que tinha que ter outras aí os nordestinos e os caipiras, consolidaram a festa de São Roque não ti há preconceito era tudo misturado todos trabalhadores.
Sapopemba mudou o bairro cresceu 52 Vilas parques Jardins.
Sapopemba é a maior Avenida de São Paulo 26 quilômetros de extensão.
26/06/1910 virou distrito em 1985 e em 2021 completa 111anos.
300 mil moradores.
Ceu Sapopemba completa 13 anos
No dia 28/06/21 O CEU Sapopemba comemora 13 anos de existência Iremos também falar sobre as festas regionais típicas de junho, mas que gente diferente, Sapopemba é a casa dos Nordestinos também.
Gente diferente, novos costumes iremos retratar a cultura local nordestina.
Com atividades culturais a programação artística local do CEU e tratar-se a essa cultura representada na literatura de cordel com o Autor e Cordelista Luiz Poeta literatura de cordel.
Na nossa história é programação não poderia faltar música e música melhor ainda a história do forro pé de serra vindo do sertão contada na linha do tempo pelos integrantes à história do forro do sertão até a cidade na periferia. E você é nosso convidado você faz parte desta história com cultura regional, o valor da solidariedade, líderes comunitários, autoridades locais e comunidades espírito de luta e cidadania gente diferente que faz a diferença.
O CEU Sapopemba conta com três piscinas em suas instalações.
Bloco didático possui um centro de educação infantil e Emei, E ensino Fundamental EMEF em outro. O Bloco esportivo é cultural BEC quadras poliesportiva aberta e coberta temos um teatro com a capacidade de 200 lugares além de Tele centro, Biblioteca, Curso da Etec Sapopemba ministradas na EMEF cursos técnicos e Uni céu universidade gratuitamente para todos o Guri e um programa de educação musical e inclusão sócio cultural educação musical e serviço de atendimento social, ofertada de 6 a 18 anos este programa integra educação cultura e comunidade intervenção social que transforma. Estamos com inscrições abertas para o programa de iniciação artística Piá gratuito, para crianças e adolescentes de 5 a 14 anos, programas vocacional inscrições abertas gratuito e online com diversas linguagens quer se aventurar na arte fazer novas redes se escreva estamos esperando por você muita programação virtual maiores informações cura nossa Fanpage pela página do Facebook do CEU SAPOPEMBA DORA MANCINI.
Conheça nosso
Por Coordenadora de Núcleo de Ação Cultural
Joice Caroline
Fraternidade Moto Clube completa 30 anos
12 de maio de 2022Festividades do 73 aniversário de São Mateus contou com várias atividades
29 de setembro de 2021Colégio Pro Saber Bio completa 28 anos
23 de fevereiro de 2021
Leave a reply Cancelar resposta
-
Cooperativas de reciclagem podem sofrer mudanças na sua forma de organização
3 de fevereiro de 2015 -
Hábitos para ter uma vida sustentável
29 de julho de 2020 -
EMEF José Maria Whitaker realiza o “ Dia de Quem Cuida de Mim”
14 de maio de 2019