São Paulo terá coleta seletiva em todos os distritos
A partir deste semestre todos os distritos de São Paulo terão coleta seletiva. A ampliação do serviço foi possível por meio de uma parceria da prefeitura com cooperativas de catadores. O objetivo do contrato assinado pelo prefeito Fernando Haddad é universalizar o atendimento unindo esforços dos cooperados com as concessionárias do serviço de coleta.
A estimativa da prefeitura com essa parceria é que cerca de 1.500 catadores sejam incluídos em condições mais dignas e justas de trabalho. De acordo com o contrato firmado, o Executivo investirá pouco mais de R$ 4,1 milhões por ano na remuneração de mão de obra para as cooperativas. O convênio prevê que mais de R$ 10 milhões sejam para caminhões, equipamentos de segurança, uniformas e galpões.
O contrato firmado pela prefeitura faz parte de uma política municipal de ampliação da reciclagem aliada à inclusão dos catadores. Os serviços dos catadores atenderão mais de 1,5 milhões de domicílios. “Esta é uma conquista histórica do movimento de catadores do Brasil. Vocês têm que falar para o país inteiro que os catadores de São Paulo provaram que estavam certos: que era possível nos organizarmos para garantir um planeta mais saudável para as próximas gerações”, explicou Haddad.
Os catadores recolherão porta a porta os chamados resíduos secos, como papel, vidro, latas e plástico. A população deve ter alguns cuidados quando for descarta o lixo, principalmente na separação dos resíduos recicláveis, como latas e garrafas, dos resíduos orgânicos, como restos de comida e cascas de frutas. Recicláveis com restos de alimentos devem ser enxaguados para não contaminarem outros materiais.
Potes de margarina reciclados viram renda para catadores
31 de julho de 2024Programa de reciclagem de vidro cresce mais de 205% em 5 anos
14 de julho de 2024
Leave a reply Cancelar resposta
-
Carnaval 2019 Confira a ordem dos desfiles em SP
14 de fevereiro de 2019 -
44ª edição do SP Cidade Linda revitaliza Avenida Aricanduva
1 de novembro de 2017