Programa leva a todas as regiões da capital ações nas áreas de saúde, assistência social e trabalho, integradas a serviços de limpeza e zeladoria
A Subprefeitura São Mateus foi a primeira a receber o Projeto Mutirão nos Bairros, que tem como objetivo levar os serviços ofertados nos equipamentos da administração municipal a cada um dos subdistritos da região. No bairro da Zona Leste, o mutirão teve início na última segunda-feira (1º) com as ações de zeladoria e foi finalizado neste sábado (6), com atividades das 9h às 15h, promovidas por várias secretarias, na Praça Felisberto Fernandes da Silva.
A Subprefeitura realizou ações de varrição, raspagem das ruas para retirada de terra, remoção de entulho em pontos viciados e de faixas irregulares. Também teve operação tapa-buraco, corte de grama, poda de árvores, limpeza mecânica de galerias com hidrojato e limpeza manual de córregos.
“Reunimos aqui a ação de zeladoria que é o cuidar a cidade com as ações sociais que é o cuidar das pessoas, que é o trabalho que a Prefeitura tem de fazer”, disse o prefeito Bruno Covas, que acompanhou as ações na tarde deste sábado. “Vamos ter 12 mutirões de zeladoria em cada fim de semana e em um deles teremos essa ação concentrada com as ações sociais”, explicou.
A população aprovou o Mutirão nos Bairros. Marcela Messias foi retirar o termo de quitação de seu imóvel na tenda da Cohab-SP e ficou satisfeita. “Faz tempo que espero esse documento e hoje pude pegar pertinho de casa”, comemorou ela.
Já Edézio Rosal Amorim nem pensava em medir pressão arterial, mas estava passando pela praça para ir ao supermercado e resolveu dar uma parada no atendimento da Saúde e aproveitou pra fazer o exame. “Aqui foi mais fácil”, comentou.
Entre as pessoas que foram ver de perto os serviços do Mutirão, uma veio de longe. A venezuelana Carolina Quintana, em visita ao Brasil, achou muito bom ter um ônibus biblioteca tão perto e aproveitou para pegar dois livros. “Só vou precisar devolver no dia 21”, informou a turista.
Social
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) ofereceu uma unidade itinerante do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), para realizar o cadastramento de famílias em situação de vulnerabilidade. A população também pode receber informações sobre programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, e orientações para outras políticas públicas, de acordo com o perfil de cada um.
O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, atendeu quem busca um emprego. Também ofereceu serviços de emissão da 1ª e 2ª vias da carteira de trabalho, assim como orientação sobre o programa Tem Saída e como acessar o seguro desemprego. Os empreendedores da região também foram atendidos com informações sobre como formalizar uma empresa e se tornar um Microempreendedor Individual (MEI).
Disponibilizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos, uma unidade móvel de cidadania LGBTI fez atendimento às vítimas de violência, agressão ou de discriminação por gênero ou orientação sexual. O Ônibus Lilás, que presta atendimento a mulheres vítimas de violência, também esteve presente na ação. Houve ainda uma tenda na qual os munícipes puderam esclarecer dúvidas com profissionais da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente e a Coordenação de Políticas para Idosos.
Saúde
Durante todo o período aconteceu vacinação contra febre amarela e orientação sobre roedores, arboviroses e eliminação de criadouros, além de exposição de animais sinantrópicos (abelhas e carrapatos). Foram distribuídos folders educativos sobre vigilância ambiental e um trailer do programa DST/AIDS realizou testes rápidos. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde realizaram a distribuição de preservativos, ações educativas, aferição de pressão arterial e práticas integrativas como reiki, cromoterapia e auriculoterapia.
Cultura
O Ônibus da Cultura, estacionado em frente ao Terminal São Mateus, também integrou o Mutirão nos Bairros. A unidade, um ônibus-biblioteca, projeto da Secretaria Municipal de Cultura iniciado em dezembro, que cumpre 12 roteiros regulares, tem acervo variado formado por livros, jornais, revistas e mangás.
O mutirão também contou com ações da Secretarias Municipais da Pessoa com Deficiência, da COHAB e do SEBRAE.
Balanço parcial
O balanço parcial do Mutirão nos Bairros São Mateus apresenta a operação Tapa buracos com participação de 210 pessoas e 14 veículos e caminhões, e a Soma, com 50 caminhões.
Por Secretaria Especial de Comunicação
Mutirão nos Bairros realiza mais de 4.200 atendimentos em Itaquera
14 de maio de 2019
Leave a reply Cancelar resposta
-
Especialistas tiram dúvidas sobre a febre amarela
2 de fevereiro de 2017 -
Secretário municipal da Educação ouve professores e diretores, em São Mateus
29 de maio de 2019 -
Subprefeitura promove melhorias em rua do Jardim Adutora
1 de março de 2015