Salvamos o verde do Parque da Juta no Sapopemba

0
671

Sapopemba e São Mateus que fazem parte da região mais populosa da cidade, a zona leste, estão entre os bairros mais áridos da cidade, com poucas alternativas de lazer, para uma população que, nas duas regiões, somam juntas, mais de 800 mil habitantes.

Enquanto a Organização Mundial da Saúde recomenda um mínimo de 12m² de área verde por pessoa, a zona leste possui média de apenas 3,70 m².
Uma das raras áreas verdes, com espécies remanescentes da Mata Atlântica, está situada no bairro Fazenda da Juta, na Rua Augustin Luberti. São 150 mil m² de valiosa vegetação que foram doadas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, para a Prefeitura implantar um parque público.

Em 2017, após mobilização dos moradores e de várias entidades da região, foi sancionado o PL 16.683/17, do nosso mandato, que já havia sido aprovado na Câmara Municipal. Oficialmente, o local pôde então ser um parque. A aprovação teve a participação efetiva da ex-chefe de gabinete, Vanilda Anunciação*.

Decorridos 7 anos, o parque começou a sair do papel e as obras já começaram, com pista de caminhada, aparelhos de ginástica, playground e portarias. São 150 mil m² de vegetação. Antes, a mata vinha sendo ameaçada pelas derrubadas das árvores e mortes das espécies de animais silvestres. Em tempos de tragédias provocadas pelas emergências climáticas, o parque se torna mais necessário do que nunca.O povo de Sapopemba e São Mateus pode comemorar. Além de poderem respirar melhor, moradores terão um parque público com lazer.

Juliana Cardoso, deputada federal eleita para o mandato 2023/2026. Faz parte da Comissão de Saúde e da Comissão de Mulheres, além de 1ª vice-presidente da Comissão dos Povos Originários e Amazônia.

*Vanilda Anunciação é coordenadora do coletivo “Sonho Resistência e Luta” que constrói o mandato de Juliana Cardoso. Atualmente é pré-candidata a vereadora em São Paulo

Leave a reply