Rotary São Mateus promove ações com foco no meio ambiente e educação

0
1651

Entre as atividades, organizou o plantio de 61 mudas de árvores em comemoração ao 61º aniversário do Parque São Rafael

Entre as ações sociais e projetos conduzidos pelo Rotary Club São Paulo São Mateus no mês de agosto, um destaque foi o evento alusivo à celebração do aniversário de 61 anos do Parque São Rafael. A atividade foi organizada pelo Rotary no dia 26 através da pasta de meio ambiente comandada por Fátima Magalhães de Oliveira.

A ação consistiu no plantio de 61 mudas de árvores e teve o apoio do Gazeta São Mateus, subprefeitura de São Mateus, Ecourbis Ambiental, Secretaria de Meio Ambiente, polícia ambiental e Sabesp. O evento foi sediado na Praça da Vitória. O presidente atual do Rotary São Mateus Carlos Alberto Leoncio Júnior, que é engenheiro e professor, enfatizou a importância do evento e o foco em conscientização, preservação do meio ambiente e sustentabilidade para o bairro.

“A ideia da Fátima com esse plantio foi o de trazer para o poder público que precisamos de mais verde e de uma pista de caminhada aqui. Trata-se de uma antiga reivindicação, uma luta de 16 anos e que irá trazer imenso benefício a nossa comunidade”, comentou Carlos Alberto.

Projeto Rumo

Outra iniciativa positiva nesta gestão tem sido levar o projeto Rumo para dentro das escolas públicas do bairro, com o propósito de orientar e preparar os jovens para um futuro com possibilidades e direcionamento profissional.

“O projeto leva informação de profissionais liberais aos estudantes, visando orientar melhor para o futuro profissional. São Mateus tem várias demandas prioritárias na área social, mas como professor vejo a pauta da educação também muito necessária”, citou. Por isso, ele pretende seguir ajudando na parte de assistencialismo durante a sua gestão, mas sem esquecer da educação, principalmente focada na juventude.

Pista de caminhada

Para as lideranças Fátima Magalhães de Oliveira e Pai Miguel, o plantio ajudou a reavivar o movimento pela implantação da pista de caminhada na região do córrego Cipoaba.

“O projeto de recuperação do Cipoaba busca revitalizar áreas degradadas pelo descarte irregular de lixo e entulho devido à ocupação desordenada. A escola E.E. Prof. Isaac Schraiber, localizada na beira desse córrego, participa da campanha, tendo sido premiada em 2006 pelo programa Educadores Inovadores por um projeto em vídeo”, lembrou. Tanto Fátima quanto Pai Miguel afirmam que seguirão cobrando a pista de caminhada do poder público, pois a medida pode contribuir na preservação do córrego e para melhorar a saúde e bem-estar da população.

“Começou em 1994 o movimento pela pista de caminhada à beira desse córrego para que a gente possa ter uma qualidade de vida melhor. O Cióaba também já foi invadido e hoje está canalizado apenas em um dos seus trechos. Por isso, promover ações como essa – do plantio- é importante, para que a comunidade se envolva e sinta o seu pertencimento ao território”, disse.

Leave a reply