A produção de resíduos vem aumentando assustadoramente em todo o planeta. Pesquisas indicam que cada ser humano produz, em média, pouco mais que 1 quilo de resíduos por dia. A boa gestão e destinação destes resíduos implicam em um grande esforço e em vultosos investimentos dos municípios, sendo urgente o desenvolvimento de uma nova “cultura” da sociedade na direção da redução do consumo de bens e da geração de resíduos, assim como do reaproveitamento e da reciclagem! Lembrem-se que resíduos são sempre reaproveitáveis ou recicláveis. Somente o que não podemos nem reaproveitar, nem reciclar é que devemos chamar de lixo. E se todos contribuírem, a quantidade de lixo produzida e destinada a aterros sanitários diminuirá muito, pois quase tudo pode ser reaproveitado ou reciclado.
Toda a população precisa estar conscientizada das suas responsabilidades nesta necessária mudança de comportamentos, pois áreas para destinação de resíduos estão cada vez mais escassas, tornando seu gerenciamento mais complexo e dispendioso e toda a sociedade paga por ele!
Reduzir significa pensar bem antes de consumir um produto que deverá ser descartado, tornando-se resíduo ou, mesmo lixo. Não comprar produtos com embalagens enormes, ou coisas das quais realmente não necessitamos faz parte dessa estratégia. Mesmo alimentos devem estar “na mira”, pois os brasileiros jogam no lixo 30% do alimentos que compram no supermercado ou nas feiras livres!! Ou seja, pagamos para jogar comida literalmente “no lixo”. Então temos que repensar nosso consumo!
Reutilizar é aproveitar um material que serviu para objetivo inicial pelo qual foi comprado e que seria descartado após o uso, indo para reciclagem ou mesmo para o lixo. Reutilizar materiais é uma forma inteligente de economizar dinheiro, tornando útil uma coisa que já temos em casa, sem termos que comprar outros produtos e gerar mais resíduos, numa roda viva do consumo, desperdício e geração de resíduos. Garrafas de refrigerantes podem se tornar lindos vasinhos, o papel pode ser reutilizado no verso, caixas de papelão podem se tornar forrações para armários e gavetas etc. Use a criatividade!
Reciclar é transformar um produto já utilizado em matéria prima que será novamente utilizada na indústria para produção de bens, resultando em grande benefícios ao meio ambiente, por meio de economia de energia, redução da extração de recursos naturais e, ainda, com benefícios sociais, pois gera emprego e renda em toda sua cadeia produtiva: desde o processo de separação nas cooperativas, até a indústria de reprocessamento e, por fim, na indústria de produção dos bens de matérias primas recicláveis. Separa de forma correta plásticos, latinhas, papéis, papelões, embalagens conhecidas como “longa vida”.. Se há dúvida sobre se um material é ou não reciclável, mantenha-o limpo e destine à coleta seletiva. Nas cooperativas a separação será realizada adequadamente. Recicle!! É fácil e muito importante.
As grandes mudanças nas sociedades sempre acontecem quando se percebe uma crise, uma dificuldade, uma situação à qual todos devem estar atentos, pois afeta a todos. Estamos neste momento em que todos nós precisamos contribuir para uma real mudança. O meio ambiente pede socorro, e nós podemos ajudar!!
Aterro sanitário CTL terá novidades
29 de novembro de 2024Potes de margarina reciclados viram renda para catadores
31 de julho de 2024Programa de reciclagem de vidro cresce mais de 205% em 5 anos
14 de julho de 2024
Leave a reply Cancelar resposta
-
Brasileiros em navio rejeitado por 4 países temem não conseguir voltar para casa
18 de março de 2020 -
O SUS é maior conquista do povo
4 de junho de 2022 -
Prefeitura no Bairro realiza mais de oito mil atendimentos em São Mateus
17 de maio de 2015