Programa de reciclagem de vidro cresce mais de 205% em 5 anos
Glass is Good, iniciativa da Associação Brasileira de Bebidas completa 14 anos com mais de 380 milhões de garrafas recuperadas
O Glass is Good, programa de logística reversa de embalagens de bebidas alcoólicas em vidro pós-consumo, completa 14 anos em 2024 e continua em expansão. Conduzido pela Associação Brasileira de Bebidas – ABRABE desde 2019, a reciclagem de vidro promovida pela iniciativa está presente em 21 estados das regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil.
No último ano, o GiG recuperou 59 mil toneladas de vidro em 2023, um crescimento de 205% em relação a 2019, primeiro ano de operação pela entidade.
Além de contribuir com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente, o programa impede que garrafas originais sejam desviadas para o mercado ilegal de falsificação de bebidas alcoólicas. Em 14 anos de atuação, mais de 222 mil toneladas de vidro foram recuperadas, o que equivale a 383 milhões de garrafas recolhidas, separadas, recicladas ou que foram retornadas.
Programa Glass is Good – Trabalho da Cooperativa Vila Lata, São Paulo
”O mercado ilegal de bebidas alcoólicas depende das garrafas originais. Ao retirá-las de circulação, o programa não apenas contribui para o descarte correto do vidro, mas também impede que elas sejam reutilizadas por criminosos”, afirma Cristiane Foja, presidente-exclusiva da ABRABE.
Para alcançar resultados tão significativos, o Glass Is Good conta com a colaboração de bares e restaurantes, além de centros de reciclagem e unidades de descarte de vidro. Alguns exemplos são a Recitotal e a Fausto Ambiental. A participação de cooperativas de catadores e empresas ambientais responsáveis é fundamental para fazer o beneficiamento e qualificar o material que será reciclado.
Em outra frente importante, estão os parceiros da indústria fabricante e os importadores de produtos. Recentemente, uma parceria entre a ABRABE, a Massfix, empresa do setor de reciclagem líder da América Latina, e a Verallia, terceiro maior produtor mundial de embalagens de vidros e alimentos, promoveu a instalação de 372 Pontos de Entregas Voluntária (PEVs) em quatro estados.
Por: Natasha Olsen
Aterro sanitário CTL terá novidades
29 de novembro de 2024Potes de margarina reciclados viram renda para catadores
31 de julho de 2024Educação Ambiental
28 de março de 2024
Leave a reply Cancelar resposta
-
O que fazer quando o gato não quer comer
16 de agosto de 2023 -
Preservação Ambiental: um dever de todos
31 de maio de 2015 -
CPA/M-9 38° BPM/M – OPERAÇÃO CONJUNTA COM A SUBPREFEITURA DE SÃO MATEUS
11 de abril de 2020