Proerd realiza a formatura de estudantes de mais nove escolas da região de São Mateus

0
786

Os eventos aconteceram entre os dias 28 de novembro e 13 de dezembro nas próprias unidades de ensino participantes da formação

 

A 2ª Companhia da Polícia Militar de São Mateus, por meio do comandante capitão Paulo Eduardo Medeiros Freitas, realizou a formatura de mais nove escolas da região que passaram por cursos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2023.

Os eventos de formatura aconteceram entre os dias 28 de novembro e 13 de dezembro nas próprias unidades de ensino que participaram da formação. As instituições atendidas foram as seguintes: Colégio Caritas (Jd. Três Marias); Colégio Santa Bárbara (Jd. Santa Bárbara); EMEF Plínio de Queiroz (Pq. Boa Esperança); E.E Tom Jobim (Jd. da Conquista); Colégio Nova Era (Jd. Vila Carrão); E.E Mozart Tavares de Lima (Vila Bela); E.E Wilfredo Pinheiro (Cidade Satélite Santa Bárbara); E.E Alfredo Machado Pedrosa (Cidade São Mateus) e E.E Lourenço Zanelatti (Jd. Nove de Julho).

Além disso, no último dia 4/12, os instrutores do programa Fernandes e Salgado ministraram uma palestra sobre o tema para estudantes da Escola Estadual Profª. Rita Pinto de Araújo na Cidade Satélite Santa Bárbara.

O PROERD é uma iniciativa educacional desenvolvida em parceria entre as Polícias Militares, escolas e comunidades. Criado nos Estados Unidos, o programa foi trazido ao Brasil em 1992 e atualmente está presente em diversas regiões do país, incluindo a capital paulista.

A principal proposta é prevenir o uso de drogas e a prática de violência, sobretudo entre crianças e adolescentes. A iniciativa se direciona a estudantes do ensino fundamental, sendo aplicado em parceria com as escolas públicas e privadas. O programa é desenvolvido por policiais militares treinados, que atuam como instrutores nas salas de aula.

Para fazer parte, as escolas devem procurar as autoridades locais, como a Polícia Militar, para solicitar a inclusão do programa na grade curricular. Os instrutores são capacitados para abordar temas relacionados ao uso de drogas, bullying, respeito às diferenças, tomada de decisões e habilidades socioemocionais.

TEMAS – Durante as aulas, ocorrem atividades interativas, dinâmicas e lúdicas a fim de transmitir mensagens preventivas de forma educativa e acessível. Os instrutores promovem ainda a integração entre a polícia e a comunidade, visando o fortalecimento dos laços de confiança.

Eles fazem palestras, workshops e atividades práticas para envolver os estudantes, pais e professores no processo educativo. Além disso, o programa estabelece parcerias com outras instituições para ampliar o alcance e o impacto.
SERVIÇO – A 2ª CIA do 38º BPM/M funciona na Rua Luiz Barbalho Bezerra, 600, Cidade Satélite Santa Bárbara.
Telefones: 190 e 011- 2015-5585.

Leave a reply