Prefeitura de SP volta a ampliar malha cicloviária após 3 anos

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Primeira etapa do serviço prevê implantação de 13,5 km de ciclofaixas e uma ciclovia, a maioria nas zonas Norte e Leste, que servirão como conexões. São Paulo tem rede viária de 20 mil km e cicloviária de 503,6 km.

A Prefeitura de São Paulo voltou a ampliar nesta semana a malha cicloviária da capital paulista após 3 anos sem novas estruturas. A primeira etapa do serviço do novo Plano Cicloviário, que está em andamento, prevê a implantação de 13,5 km de ciclofaixas e uma ciclovia que servirão como conexões para aquelas já existentes. (Veja abaixo onde estão as novas rotas)

São Paulo tem atualmente uma rede viária de 20 mil km e cicloviária de 503,6 km — sendo 473,3 km de ciclovias e ciclofaixas e 30,3 km de ciclorrotas. A malha cicloviária da capital paulista se mantém a mesma desde 2016, tendo sido ampliada pela última vez na gestão de Fernando Haddad (PT).

Em 2018, a gestão Bruno Covas (PSDB) apresentou um projeto para criar mais 1.420 km de ciclovias até 2028. Durante o último ano, essa primeira versão da proposta foi discutida com especialistas e população por meio de audiências públicas e reuniões nas 32 subprefeituras. As sugestões e análises da prefeitura deram origem ao novo Plano Cicloviário, lançado no final de 2019.

  • No total, o novo plano prevê 173 km de novas estruturas até 2020, todas com a finalidade de integração à malha já existente. O Plano Cicloviário prevê ainda a reforma e a melhoria de 310 km de estruturas já existentes no mesmo período. De acordo com a gestão, 41 km foram requalificados.

Novas obras de ampliação

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, 7 obras contempladas no plano começaram e estão em diferentes estágios de progresso, algumas ainda em fase de topografia e outras praticamente concluídas:

  • Avenida São Miguel, 5,2 km
    A ciclofaixa vai se conectar à ciclovia da Avenida Dom Elder Câmara e à estrutura cicloviária da Estrada de Mogi das Cruzes.
  • Avenida Engenheiro Caetano Álvares, 1km
    A ciclofaixa será ampliada até a Avenida Ordem e Progresso.
  • Rua Doutor Freire Cisneiro, 1,1 km
    A estrutura fará a ligação com a Avenida Inajar de Souza.
  • Rua José Bernardo Pinto, 0,7 km
    A estrutura vai alcançar a Avenida Otto Baumgart.
  • Rua Iapó, 1,7 km
    A ciclofaixa fará a conexão entre a Avenida Braz Leme e a Rua Samaritá.
  • Avenida Henrique Schaumann, 1,5 km
    A ciclovia vai ligar a Avenida Paulo VI até a Rua Guadelupe, passando pela Avenida Brasil, pelo canteiro central.
  • Rua Domingos de Morais, 2 km
    A ciclofaixa vai continuar aquela que dá acesso ao Metrô Vila Mariana para conectar a região ao Jabaquara.

Nesta primeira fase das obras, a Zona Leste é a região mais contemplada, com 5,2 km de ciclovias, seguida pela Zona Norte, com 4,6 km.

Das 7 novas estruturas, 2 serão ciclovias: na Henrique Schaumann e na Domingos de Morais. Ciclovias são separadas em nível do viário dos veículos motorizados, como aquelas da Faria Lima e da Paulista, enquanto ciclofaixas são espaços exclusivos para o ciclista, mas divididas no próprio viário, como na Consolação.

As estruturas deverão ter o novo padrão de cor e a sinalização, com o vermelho substituído por uma faixa branca para que os motoristas identifiquem a ciclofaixa, e uma faixa pontilhada amarela foi adicionada no meio das vias, indicando que os usuários podem circular nos dois sentidos. A cor vermelha foi mantida apenas na proximidade dos cruzamentos, buscando alertar os ciclistas para um local mais perigoso.

Por Vivian Reis, G1 SP — São Paulo

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