Prefeitura avança na regularização fundiária da Vila Bela
Parlamentar trabalha há décadas pela legalização de lotes do bairro Luta antiga do Vereador Gilson Barreto
Com participação do vereador Gilson Barreto, a Secretaria Municipal da Habitação, a Cohab-SP, a Defesa Civil e a Subprefeitura São Mateus fizeram em 7 de março uma reunião para acelerar a regularização fundiária da Vila Bela. “Fiz questão de acompanhar e participar e me dispus a ajudar em tudo o que for necessário. Já estão sendo realizadas obras de canalização de córregos para eliminar pontos de enchentes e desbarrancamento das margens”, afirma o parlamentar. “Ótimo trabalho do prefeito Ricardo Nunes, do secretário municipal da Habitação, Milton Vieira, e do presidente da Cohab, João Cury”, elogia.
A regularização fundiária da Vila Bela é uma luta antiga do vereador Gilson Barreto. Desde o início ele deu apoio às famílias que se instalaram nessa área. “Fiz questão de acompanhar a implantação de benfeitorias como redes de luz, água, esgoto e abertura de escolas e agências dos correios, entre outras, além de obras de pavimentação, drenagem e outros benefícios”, lembra Barreto. “No governo da prefeita Luiza Erundina, intermediei conversas com a administração para que as famílias do Jardim da Conquista pudessem ter a sua casa própria. Vieram as ruas, a água, a linha de ônibus. Diversas vilas foram se formando de maneira ordeira e organizada na Vila Bela, Terceira Divisão, Recanto Verde-Sol, Parque das Flores e outras regiões”, explica.
“Na Fazenda da Juta, batalhei pela regularização de moradias para 1.024 famílias, quando muitos outros políticos alegavam que não poderiam melhorar a região, já que as residências eram irregulares”, acrescenta.
“Assim tem sido ao longo de todos esses anos, com as reuniões do movimento habitacional, o apoio à construção em vários bairros, a inclusão no Zoneamento de 13% do território do município para casas e apartamentos populares, a Lei 17.474/20, que cria lotes urbanizados para famílias de baixa renda, a aprovação da Lei 17.734/22, que autoriza a regularização fundiária para garantir os direitos de milhares de famílias que vivem em áreas que não são reconhecidas pelo poder público”.
Em fevereiro de 2022, o vereador Gilson Barreto foi à Vila Bela com o secretário da habitação, João Farias, para fazer vistorias no bairro. “Estamos avançando com a Prefeitura no processo de regularização fundiária dessa região para garantir moradia às suas mais de 6 mil famílias”, afirmou na época. “Um passo importante para isso é a realização de obras de infra-estrutura, como a pavimentação das ruas e a construção de guias e sarjetas”, explicou. “As famílias têm garantia judicial de posse definitiva da área”, enfatizou o secretário Farias, que garantiu que a prefeitura buscaria alternativas para realizar a regularização do loteamento.
Na época, o vereador também buscou apoio do secretário das Subprefeituras, Alexandre Modonezi. “A Rua Peramirim está com muitos buracos. Conversei com o secretário e ele de pronto mandou sua equipe ao local e autorizou a construção de urgência de guias e sarjetas para poder asfaltá-la e assim regularizarmos a área. Temos essa garantia da Prefeitura, é uma batalha antiga do nosso mandato”, destacou na ocasião.
“Continuo empenhado em realizar esse sonho antigo dos moradores da Vila Bela. Esse é o meu compromisso”, salientou Gilson Barreto, que destacou as ações de líderes locais, da comunidade e de diversas entidades como a ONG da Área Social do Parque das Flores, presidida por José Henrique de Jesus.
Canalização do córrego da Av. Forte do Leme vai conter erosão
24 de abril de 2023Mutirão de limpeza recolhe 29 toneladas de detritos em São Mateus
30 de março de 2023São Mateus: Prefeitura atua para evitar alastramento da covid-19
27 de maio de 2020
Leave a reply Cancelar resposta
-
Novo sistema dá transparência aos programas de moradia popular
28 de fevereiro de 2015 -
III Cantata de Natal – Colégio Souza Gouveia
17 de dezembro de 2019 -
Prefeito visita Pátio de Compostagem São Mateus
29 de janeiro de 2019