Parque Morro do Cruzeiro – Pico do Votussununga ganha nova sinalização e trilha interpretativa da geodiversidade
O Parque Morro do Cruzeiro – Pico do Votussununga, em implantação na Subprefeitura de São Mateus, zona leste do município, foi criado pelo Decreto 52.102/11. Ele ganhará uma trilha interpretativa da geodiversidade local no próximo sábado, 27 de agosto. Atividades voltadas à preservação ambiental do parque vem também sendo desenvolvidas por escolas publicas municipais e estaduais e professores locais, inclusive com apoio participativo de comunidades da região.
O projeto envolveu esforços do GTI Geossítios, formado por diversas divisões da SVMA: como a de Patrimônio Ambiental (CPA/DPA), Difusão de Projetos de Educação Ambiental (UMAPAZ/DDPEA), Gestão de Unidades de Conservação (CGPABI/DGUC), Gestão de Parques Urbanos (CGPABI/DGPU), Informações Ambientais (CPA/DIA) e técnicos das secretarias de Educação, Cultura e Turismo.
Esta área está incluída no Projeto Demarca, que visa sinalizar o patrimônio ambiental da cidade de São Paulo. Foram colocadas 23 placas, sendo 10 com informações da trilha autointerpretativa e 13 nos limites previstos para implantação do parque.
Por tratar-se de um dos sítios da geodiversidade do município, patrimônio ambiental tombado pela Resolução CONPRESP 06/16, a trilha interpretativa da geodiversidade será apresentada através de placas de comunicação explicativas e ilustrativas para a sinalização de 10 diferentes pontos estratégicos da geodiversidade local, a serem percorridos ao longo da trilha, além dos significativos aspectos naturais e culturais da paisagem do Morro do Cruzeiro – Pico do Votussununga, resgatando aspectos da história da formação geomorfológica do solo, e da vida local. As trilhas são autointerpretativas, e promovem a reflexão sobre a importância da natureza para o desenvolvimento pessoal, além de despertar o interesse do público sobre o meio ambiente, elevando a consciência ambiental para preservação desta e das futuras gerações.
Durante o percurso da trilha, o visitante poderá se deliciar e desfrutar textos e imagens ilustrativas que resgatam memória e aspectos geológicos do local através dos dez pontos:
1. História geológica resumida;
2. O que são micaxistos?;
3. Vegetação do Morro do Cruzeiro;
4. O que são pegmatitos?;
5. Paisagem e Geodiversidade;
6. O que são turmalinas?
7. Caminho da mica;
8. O que é laterização?;
9. Topo do Morro do Cruzeiro – Pico do Votussununga; e
10. Aterro São João.
Os trechos apontam características da vegetação, da paisagem e da geologia do Morro. Para projetos na implantação do parque já foram investidos R$12.480,00, em recursos para sinalização e demarcação da área, etapas já concluídas neste mês de agosto.
Um terreno de 5.000m², localizado na área do parque em implantação, está em processo de transferência para a Prefeitura, onde por conta de um Termo de Compensação Ambiental (TCA) deverá ser instalado o Centro de Referência Ambiental (CRA) do Morro do Cruzeiro, cuja gestão do projeto executivo será de responsabilidade da SVMA.
Fotografias: Patrícia Prado de Oliveira
Cartografia: Renata Nascimento Pereira
Pesquisa em Geodiversidade: Oswaldo Landgraf Jr. (DGUC), Romã Meirelles (DDPEA) e Camila Meyer (DPA)
Aterro sanitário CTL terá novidades
29 de novembro de 2024Potes de margarina reciclados viram renda para catadores
31 de julho de 2024Programa de reciclagem de vidro cresce mais de 205% em 5 anos
14 de julho de 2024
Leave a reply Cancelar resposta
-
A história do bairro – A política no dia-a-dia dos moradores
19 de setembro de 2019 -
Jardim Elizabete II sofre sem serviços básicos
27 de fevereiro de 2019 -
SP Cidade Linda chega à Zona Leste com revitalização da Avenida Mateo Bei
15 de fevereiro de 2017