O serviço mais procurado no Bairro da Gente na Praça do Boa foi medição de pressão arterial
A estimativa é de que mais de 700 pessoas passaram pela edição do Bairro da Gente, na Praça do Boa, localizada nas esquinas das ruas Francisco de Melo Palheta e Giácomo Armani, no Parque Boa Esperança, entre 9h e 15h deste sábado (27/07).
Pela tenda de medição de pressão arterial, comandada pela enfermeira Jô Bezerra e um grupo de profissionais voluntárias, foram realizados 134 atendimentos. A ambulância cedida pelo Hospital São Cristóvão, dotada de uma equipe de enfermagem, ficou de plantão o tempo todo no Mutirão, para prestar socorro de emergência, caso fosse necessário.
Os serviços da Sociedade Amigos de Bairro Vila Leme e Jardim dos Marianos foram o segundo mais requisitado, com 30 cortes de cabelo, 50 maquiagens, 30 pintura de unhas e nos dias que antecederam o mutirão, os alunos do curso de pedreiro fizeram 60 m² de muretas na Praça do Boa.
Quem foi ao Mutirão também recebeu orientações da Supervisão de Saúde de São Mateus sobre doenças como sarampo, dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela. Também foi informado pela Unidade de Vigilância Sanitária de São Mateus sobre problemas de saúde causados pelos animais chamados de sinantrópicos, que são aqueles que se adaptaram ao ambiente urbano, como ratos, escorpiões, pombos, entre outros. Só nesse serviço foram realizados 50 esclarecimentos.
Pela Unidade de Referência do Idoso de São Mateus foram 32 atendimentos, pincipalmente sobre prevenção de quedas de pessoas de idade avançada. O CTA, Centro de Testagem e Aconselhamento realizou teste rápido por fluido oral, orientações e distribuição de insumos, com o atendimento de 49 visitantes.
A Organização Bombeiros Unidos Sem Fronteiras apresentou no Mutirão Bairro da Gente técnicas de primeiros socorros, numa dinâmica de grupo interativa com os visitantes. Houve envolvimento de mais de 100 pessoas. Destaque desse grupo foram os dois cães amestrados, um pastor e um labrador, que fizeram algumas demonstrações.
Outro destaque foi a participação da Associação Rosa Mulher, Grupo de Apoio Câncer de Mama, que faz a orientação e distribui folhetos explicativos. Foram 33 orientações e entregues cerca de 50 folhetos informativos.
Além dos serviços de orientação e atendimento, o Colégio Souza Gouveia levou duas mesas interativas para as crianças brincar. O gestor do CEU Alto Alegre, Claudemir Mancini levou uma máquina de algodão doce e um pula pula, para a criançada, junto com a professora Fátima Magalhães, que levou outro pula pula. O Conselho Participativo de São Mateus ofereceu pipoca para a turma repor as energias.
Shows musicais, dança rítmica e apresentações poéticas compuseram a programação do Mutirão Bairro da Gente. Houve, ainda, plantio de mudas de árvores na Praça do Boa, que amanhã recebe uma programação da Secretaria Municipal da Cultura, durante todo o dia, para estimular a ocupação da praça com atividades saudáveis.
Mutirão nos Bairros realiza mais de 4.200 atendimentos em Itaquera
14 de maio de 2019São Mateus recebe Projeto “Mutirão nos Bairros”
10 de abril de 2019
Leave a reply Cancelar resposta
-
Verão chuvoso acende alerta para dengue
13 de janeiro de 2023 -
O fato é que não precisava
17 de maio de 2015 -
Humanidade pressiona o planeta, cada vez mais
8 de abril de 2015