Mutirão da Catarata agenda 1,4 mil cirurgias gratuitas em SP
Maior ação de saúde ocular da cidade de São Paulo, o 18º Mutirão de Atendimento de Catarata foi realizado no domingo (20/08) no Shopping Aricanduva, na Zona Leste, e agendou 1.415 cirurgias para pessoas que fizeram os exames preliminares e confirmaram a necessidade da intervenção.Cerca de seiscentos voluntários receberam os interessados e seus acompanhantes. No total, dez mil pessoas compareceram. Ao longo de sua história, a iniciativa já proporcionou mais de 26,4 mil atendimentos gratuitos. Realizada pelo Instituto São Paulo de Ação Voluntária, pela Cesmo Oftalmologia e pelo Shopping Aricanduva, a campanha teve o apoio de empresas e organizações públicas e privadas como Rotary Club, Movimento Escoteiro, CPTM, EMTU, Metrô, SPTrans e Poupatempo, entre outras.As inscrições foram feitas de 3 de julho a 14 de agosto por pessoas com mais de 50 anos em vários postos da cidade.
A doença
A catarata provoca o embaçamento do cristalino, uma parte do olho que funciona como uma lente que ajuda as imagens a se tornarem nítidas. Quando ele fica totalmente embaçado, provoca a cegueira. O processo de perda de visão pode demorar anos ou meses e atinge um ou os dois olhos.
A enfermidade afeta mais de 46 milhões de pessoas e é considerada pela Organização Mundial de Saúde a maior causa de cegueira reversível do mundo. A catarata pode ser congênita ou adquirida e seu único tratamento é por meio de intervenção cirúrgica.
Leave a reply Cancelar resposta
-
Um pouco dos candidatos a Presidente da República
16 de outubro de 2018 -
8 em cada 10 profissionais pedem demissão por causa do chefe; veja os motivos
22 de novembro de 2019 -
Falta de médicos e enfermagem desativa leitos em hospitais
15 de novembro de 2019