O Carnaval, maior festa popular brasileira, tem origem no período colonial, lá pelo século XVII, com a celebração do Entrudo, uma festa de origem portuguesa que durava três dias e antecedia a Quaresma.
A festa era celebrada nas ruas, nem sempre envolvia música, e se resumia em correr pelas cidades jogando água e limões de cheiro nos passantes. O líquido vinha dentro de uma espécie de bola feita com uma fina camada de cera.
Com o tempo, o Carnaval se popularizou, rompeu as fronteiras do país e ganhou diferentes características em cada região. Em São Paulo, a festa adquiriu diferentes elementos socioculturais no início do século XX, com manifestações musicais como o jongo, a congada de Moçambique, e as danças e músicas tradicionais das festas do interior. Passou também pelo samba de bumbo, as cadenciadas danças de terreiro que mais tarde chegariam à metrópole e os tradicionais bailes carnavalescos promovidos nos grandes salões da alta sociedade, já com as marcantes figuras de pierrô, arlequim e colombina vindos do carnaval europeu.
O primeiro cordão Carnavalesco de São Paulo surgiu em 1914 e se chamava “Cordão da Barra Funda”. Daí já sabe… Todo mundo adorou a ideia, diversos outros cordões surgiram e, anos depois, já em 1930, nasciam as primeiras escolas de samba do estado.
Hoje, o Carnaval de São Paulo é um dos maiores do país, contando com dezenas de escolas de samba, centenas de blocos e turistas do mundo inteiro que visitam a cidade para acompanhar a festa bem de pertinho.
Leave a reply Cancelar resposta
-
Projeto dia D’ Alegria
29 de outubro de 2024 -
Atraia boas vibrações para a sua casa
19 de janeiro de 2015 -
Doria prorroga quarentena em SP até 22 de abril
6 de abril de 2020