Furtos de veículos dentro do estacionamento no Parque do Carmo
Segundo dados obtidos junto a fontes segura, apenas em junho, oito automóveis haviam sido furtados dentro do estacionamento. Mas esse número pode ser maior, pois nem todos registram boletim de ocorrência
Alguns frequentadores do Parque do Carmo Olavo Egydio Setubal localizado em Itaquera têm relatado nas redes sociais que tiveram os carros furtados no estacionamento do equipamento público. O jornal Gazeta São Mateus inclusive recebeu um vídeo de uma das vítimas recentes desse tipo de crime, denunciado que foi passar um domingo no local com a família e, ao retornar, seu veículo havia desaparecido.
O boletim de ocorrência foi registrado no 53º DP que fica ao lado ao parque. O carro da vítima não possuía seguro e o segurança que se encontrava na guarita teria lhe dito que “não se responsabilizam por carros deixados no local”.
Segundo dados obtidos junto ao 53º DP, apenas no mês de junho oito automóveis haviam sido furtados dentro do estacionamento, de acordo com boletins de ocorrência registrados. No entanto, informações extraoficiais apontam que mais de 50 veículos podem ter sido levados por meliantes até agora. Essa informação está sendo apurada.
O parque dispõe de serviço de segurança privado pago pela prefeitura, no entanto não existem câmeras de monitoramento, o que acaba dificultando o trabalho da polícia. Além disso, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) faz rondas frequentes no parque, mas o efetivo não é suficiente para cobrir a área de quase 1,5 milhão de m².
Segundo fonte segura ao jornal as autoridades “está ciente do problema e tem atuado para ajudar vítimas de furtos no estacionamento que procuram a delegacia, porém as ações são prejudicado devido à ausência de câmeras não tem como fazer o reconhecimento. A orientação é que as pessoas procurem tomar muito cuidado, ainda mais neste momento que acontece a 44ª Festa das Cerejeiras, evento que atrai milhares de visitantes ao parque.
Segundo informações , se fosse posta uma viatura em cada ponto estratégico do Parque do Carmo iria inibir a presença de criminosos, contudo não há viaturas e efetivo suficiente para colocar em todos os pontos necessários.
Código Penal – Todos sabem o quanto a polícia (civil e militar) e a GCM se esforçam para garantir a segurança em uma cidade gigantesca e problemática como São Paulo, apesar da falta de equipamentos, de viaturas e de efetivo. Um esforço que muitas vezes esbarra em obstáculos como por exemplo um Código Penal obsoleto ainda de 1940, desatualizado diante das demandas da sociedade atual.
Por isso, a população deve cobrar que os legisladores façam uma ampla reforma no Código Penal. A revisão das penas, a inclusão de novos tipos penais que contemplem as especificidades dos crimes e o fortalecimento de políticas preventivas e de repressão são urgentes. Senadores e deputados federais precisam assumir a responsabilidade a favor da segurança e do bem-estar do povo.
Gazeta São Mateus entrevista o comandante da 2ª CIA do 38 BPM
1 de outubro de 2023
Leave a reply Cancelar resposta
-
Uma questão de prioridades
17 de maio de 2015 -
3ª Aniversário do Rotary Clube de SP – São Mateus
3 de abril de 2017 -
Vereador mais polêmico de SP odiado por poucos e querido por muitos
3 de julho de 2018