Em julho deste ano, na cidade de São Paulo, foi criado um projeto de lei que concebe o programa “Escolhi Esperar”, onde seu principal objetivo é apresentar a abstinência sexual como método contraceptivo para os alunos da rede municipal de ensino.
Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), apontam o Brasil como um dos países que possuí uma das maiores médias de recém-nascidos em mães adolescentes na América Latina: a cada 1000 jovens que apresentam a idade de 10 a 19 anos, nasce em média 68,4 bebês no Brasil, ao mesmo tempo essa média na América Latina é de 65,5.
Projetos de lei, como apresentado na cidade de São Paulo, apontam um retrocesso sem tamanho nas questões ligadas a Educação Sexual, além da discriminação implícita, visto que só são levadas em conta as relações sexuais heteronormativas.
Apesar da Educação Sexual ser tema transversal na grade curricular de ensino, ela é trabalhada de forma deficitária, tendo como consequência, os números astronômicos de gravidez na adolescência em território nacional.
O Boletim Epidemiológico HIV/Aids revelou aumento de 64,9% das ISTs nos jovens de 15 a 19 anos, entre 2009 a 2019, dados como esse, nos exemplificam a importância de uma discussão saudável e eficiente sobre relações sexuais entre os jovens, uma vez que IST são extremamente prejudiciais.
Necessitamos de uma Educação Sexual efetiva, onde todos sejam ensinados sobre métodos contraceptivos eficazes e o quanto doenças sexualmente transmissíveis podem impactar no cotidiano e não de imposição de questões morais em cima de adolescentes que provavelmente as descumprirão.
Caroline Pirolo
Nova UBS Parque das Flores tem atuação do mandato do Vereador Alessandro Guedes
17 de novembro de 2024Desafios e oportunidades do varejo neste fim de ano
17 de novembro de 2024Córregos despoluídos, uma realidade possível na cidade de São Paulo
31 de julho de 2024
Leave a reply Cancelar resposta
-
POLICIAIS DA FORÇA TÁTICA AUXILIAM GESTANTE A DAR À LUZ DENTRO DE CARRO QUEBRADO QUE ...
3 de fevereiro de 2020 -
Dois transexuais estão entre os dez vereadores mais votados de São Paulo
16 de novembro de 2020 -
Caminhada para Aparecida do Norte completa 15 anos em São Mateus
19 de novembro de 2018