Escola João Sarmento Pimentel lança projeto Mães Acolhedoras
Esse projeto e para apoiar mães com alunos deficiente
A Escola Estadual João Sarmento Pimentel no bairro Cidade Satélite Santa Bárbara em São Mateus vai lançar um projeto inédito intitulado Mães Acolhedoras. A apresentação será realizada no dia 19 de março às 8h na unidade, e contará com as presenças de representantes da diretoria de ensino, da Unidade Básica de Saúde Santa Bárbara, conselheiro gestor de educação, pais de alunos e a direção da escola.
“O objetivo é oferecer às mães de alunos que têm deficiência um suporte mais qualificado, esclarecer e tirar dúvidas, mostrar a legislação, o Estatuto da Pessoa com Deficiência e chamar a atenção das autoridades para a necessidade de um olhar especial para essas mães e as crianças que estão em tratamento”, explica o coordenador geral Mário Celso Delomo.
Segundo ele, a semente da iniciativa foi lançada no ano passado a partir da sugestão da professora Ana Lúcia Santos , mãe de um filho com deficiência visual, que sentiu na pele a necessidade desse tipo de acolhimento na comunidade escolar. Um advogado com deficiência visual também foi convidado para o lançamento do projeto no dia 19 para motivar os estudantes.
“No ano passado apresentei a ideia. A partir disso, fizemos uma reunião inicial com a gerente do posto de saúde do bairro, representantes da diretoria de ensino, a supervisora, a especialista de currículo da educação especial e os pais de alunos elegíveis. Só em nossa escola são 18 estudantes com deficiências (Transtorno do Espectro Autista, síndrome de Down, deficiência visual e deficiência intelectual). A psicóloga que atende aqui não trata dessa área”, cita Ana Lúcia.
No dia 19, haverá roda de conversa com representantes da diretoria de ensino e do posto de saúde Santa Bárbara para tirar dúvidas das mães sobre consultas médicas, encaminhamentos e serviços oferecidos nesses casos. “Muitas vezes as mães não sabem o que fazer. Nossa escola atende estudantes do ensino médio em período integral e esses alunos elegíveis precisam ser bem encaminhados, porque serão cobrados no mercado de trabalho e precisam de uma certa formação, uma postura na sociedade”, citam os diretores Jackson Dimas de Paula Campos e Valéria Marques Ferreira da Silva.
Olhar especial –
Para os organizadores, a iniciativa poderá servir também para atrair a atenção de autoridades e políticos sobre problema que atinge a maior parte das escolas públicas. “Nós pensamos na questão da inclusão também no mercado de trabalho, pois a escola é um lugar extremamente importante, muitas vezes o primeiro lugar para se identificar alguma deficiência e dar a essas mães uma perspectiva mais ampla”, citam.
Escola Estadual João Sarmento Pimentel – Rua Alcion, 431, Cidade Satélite Santa Barbara, São Mateus
Cantata de Natal do Colégio São Matheus
28 de dezembro de 202426ª Festa da Solidariedade na Escola Caritas
17 de junho de 2024
Leave a reply Cancelar resposta
-
Se a conta do WhatsApp for roubada, os dados do telefone também estão em risco?
27 de junho de 2019 -
Sunscreen Pills Won’t Protect You from a Sunburn: FDA
27 de maio de 2018 -
Voltando a estaca zero
10 de fevereiro de 2015