Entidade Rosa Mulher completa nove anos ajudando mulheres a enfrentar o câncer de mama
No espaço, elas contam com assistente social, psicóloga, doação de perucas, próteses mamárias, cursos de artesanato, cantinho da beleza, kit mimo (maquiagem, peruca e mensagens), bingos e bazares beneficentes.
Neste mês da mulher, nada como contar um pouco da história de uma entidade que promove um trabalho fundamental em São Mateus. Fundada no dia 8 de março de 2012, a Associação Rosa Mulher – Grupo de Apoio às Mulheres com Câncer completou no último dia 8 nove anos de dedicação às mulheres que lutam contra o câncer e pela recuperação da autoestima.
Instalada em nova sede, em espaço mais confortável e acolhedor, a apenas alguns metros do antigo endereço, a entidade precisou se reinventar diante da pandemia do novo corona vírus. Foram quatro meses de portas fechadas em 2020 – mas desde então a casa comandada pela presidente Beatriz Helena Sakano, a Bia, e sua equipe de 18 voluntárias, seguiu em frente seguindo a risca os padrões e exigência, com todos os cuidados que o momento requer.
A associação, uma ONG (Organização Não Governamental de direito privado), também foi impactada pela crise sanitária, já que se mantém de atividades como bazar beneficente, cursos, vendas, campanhas e doações, ações que registraram queda expressiva com as medidas de restrição.
“As mulheres atendidas pela associação tiveram de se resguardar, ficar em casa e sair apenas para seguir com seus tratamentos médicos, até para não se expor ao vírus. Com isso, tivemos de paralisar o curso de artesanato, as vendas e uma série de ações. Ainda bem que fizemos várias lives de conscientização no Outubro Rosa. O que nos ajudou ainda foi o fato de sair do aluguel para espaço próprio”, cita Bia. As instalações foram adequadas a um imóvel conjugado à residência da presidente.
Na própria pele – A Rosa Mulher nasceu da experiência da fundadora que há 20 anos venceu um câncer de mama. Após se curar e atuar como voluntária em uma entidade de Santo André, Bia Sakano decidiu montar a própria associação em São Mateus, onde vive. Hoje, o Grupo de Apoio às Mulheres com Câncer de Mama atende gratuitamente centenas de mulheres com todo tipo de câncer. No espaço, elas dispõem de assistente social, psicóloga, doação de perucas, próteses mamárias, cursos de artesanato, cantinho da beleza, kit mimo (maquiagem, peruca e mensagens), bingos e bazares beneficentes.
“Nós confeccionamos perucas através da doação de cabelo e emprestamos a mulheres em tratamento, inclusive para aquelas que sofrem de alopecia (doença que causa perda de cabelo). É importante lembrar que quem quiser doar, o cabelo precisa ter acima de 20 centímetros, estar seco e bem amarrado”, orienta.
Denúncia – Com a pandemia, muitos atendimentos precisam ser agendados com horário marcado. Mas há um mês, a casa está sem telefone e teve até o plano cancelado pela operadora Vivo por um erro da empresa. “Além de perdermos a linha que usamos há nove anos, cancelaram o meu pacote de serviços. Estamos entrando com processo contra a operadora; toda a documentação da Rosa Mulher está com esse número telefônico”, reclama a presidente.
Pandemia – Apesar dos desafios, Bia deixa um recado para as mulheres com câncer. “A gente sempre procura dizer às nossas amigas que o próprio nome da doença já desmorona uma família inteira, e com a pandemia, isso se potencializa. Porém, elas não podem parar, não podem abandonar o tratamento ou deixar de procurar apoio, pois quem está doente é mais vulnerável, mais sensível e precisa de ajuda”, finaliza.
A Associação Rosa Mulher – Grupo de Apoio às Mulheres com Câncer está instalada à rua Dr. José Cioffi, nº 475 – São Mateus. A entidade funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h (com horário marcado devido à pandemia). Agendamentos pelo telefone (011) 97373- 9929. Por enquanto, o telefone 2012-9634 não está atendendo.
O site é: https://www.associacaorosamulher.org.
6ª Caminhada Pela Vida Rosa Mulher – Grupo de Apoio – Câncer de Mama
31 de outubro de 2019
Leave a reply Cancelar resposta
-
Que 2015 não se mantenha tão sinistro quanto este
15 de dezembro de 2014 -
Asfalto cede e córrego precisa de reparo urgente no Jardim Vila Carrão
20 de junho de 2016 -
Ato em São Mateus contra alta do custo de vida
29 de julho de 2022