Edinaldo Costa ex-administrador regional em 1997 a 1998 mantém fortes laços com o bairro

0
1363

A liderança conversou com a jornalista e presidente do jornal Lucy Mendonça sobre a sua passagem pela regional, relembrou momentos da sua gestão e falou sobre conjuntura política

 

Edinaldo Costa atuou na área de transporte, tendo ingressado em 1975 como cobrador na antiga Companhia Municipal de Transporte Coletivo (CMTC), atual São Paulo Transporte, depois chegando a encarregado de manutenção, chefe de serviço e diretor na empresa.

“Quando cheguei aqui, o Jardim da Conquista tinha mais de 400 ruas sem asfalto e não era um bairro regularizado. Apesar de contar com água e luz, o poder público não podia levar o melhoramento porque o Ministério Público não aceitava. Sabendo que tinha deficientes e pessoas com necessidades, procuramos ajudar dentro da possibilidade da prefeitura”, cita.

Melhorias –

Um passo importante foi a utilização de uma máquina recicladora que era usada em loteamentos da zona leste ainda sem asfalto. Inúmeras vias receberam melhorias nos acessos por meio do equipamento empregado na compactação do solo. “Além disso, geramos economia, porque paramos de comprar pedras, reciclávamos tudo”, diz.

Piscinões

Durante a sua gestão, foram construídos dois piscinões em conjunto com a Secretaria de Obras, um no Aricanduva e outro na entrada da região do Limoeiro. “Também padronizamos todas as barracas dos ambulantes da Avenida Mateo Bei, cerca de 400 barracas, e cadastramos os trabalhadores com o termo de permissão de uso (TPU) aprovado pela prefeitura. Outro destaque foi a limpeza de córregos. Em São Mateus, tínhamos mais de 100 km de córregos em 54 km quadrados e fizemos todos os desassoreamentos”, diz.

Valorização das lideranças

Valorizar as lideranças da região, entre clube de lojistas, de mães, escritores locais e sociedade amigos de bairro, foi outra marca. Como exemplo, citou a Festa das Nações e as comemorações do aniversário de São Mateus em setembro, realizadas na época com o envolvimento das entidades e da sociedade.

Investimentos

Ednaldo recorda da articulação feita na época para trazer investimentos ao bairro, como a implantação de um restaurante da rede Grill 2000. Foi durante sua gestão ainda que se viabilizou por um regime de comodato um ônibus destinado ao atendimento gratuito à população em casos de necessidade.

Política

Sobre a disputa entre os principais candidatos à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL) ele avalia o cenário mais favorável à reeleição de Bolsonaro. “Ele enfrentou fogo na Amazônia, vazamento de óleo diesel no mar e pandemia, além da falta de apoio da Câmara Federal, Senado e Supremo Tribunal Federal. Ele é bem intencionado, tem trabalhado bastante, cortou imensas verbas que iam para redes de televisão e grandes artistas na Lei Rouanet. Não quero dizer que o ex-presidente Lula não fez nada, mas foi uma gestão difícil, mais de nove ministros foram presos, teve vários equívocos”, opina.

Agradecimento

Para finalizar, Ednaldo agradece ao povo de São Mateus pelo respeito e carinho. “Fui acolhido como um irmão. Quando saí da regional, vários amigos e funcionários vieram se despedir chorando. A vida me deu oportunidades, graças a Deus. Para um cara que veio da roça e usou um par de sapatos apenas aos 11 anos, chegar a sentar num banco acadêmico para cursar Direito, atuar como diretor de uma empresa e administrador regional foi um orgulho muito grande”, declara.

Leave a reply