Descomplica São Mateus já atende 700 pessoas por dia
Serviço funciona há uma semana e tem capacidade para 1.400 atendimentos diários
Instalado em uma área de 1.300 m², na Subprefeitura São Mateus, Avenida Ragueb Chohfi, 1.400, oferece 313 serviços públicos de 11 órgãos, com ênfase nos municipais. A inauguração oficial ocorrerá nos próximos dias, dependendo de agendamento da Secretaria de Inovação e Tecnologia, gestora do Descomplica SP.
O serviço mais procurado é o que recebe pedidos das empresas e faz a intermediação de vagas de emprego. Outros com maior demanda são entrada no Seguro Desemprego, Cadastro Único, Alistamento Militar e Bilhete Único para pessoas com deficiência.
Há totens para realização dos serviços do Poupatempo, como a solicitação de segunda via do RG e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e da SPTRANS, como a validação de créditos do Bilhete Único. Desde sua criação, em 2017, o Descomplica SP já realizou quase um milhão de atendimentos.
Nos quatro primeiros dias de funcionamento 2.673 pessoas foram atendidas nos 50 pontos do Descomplica. São 71 funcionários, que passaram por um período de treinamento.
“Descomplicar é simplificar a vida na cidade. Ao levar serviços essenciais para perto das pessoas e aumentar a qualidade do atendimento das subprefeituras, evitamos que o cidadão tenha que deslocar-se até o centro, sem saber ao certo onde encontrar a resposta do que procura. Com tudo em um só lugar, garantimos mais conforto e gastos menores, tanto de tempo quanto de dinheiro”, destaca Juan Quirós, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.
O Subprefeito de São Mateus, Roberto Bernal, afirma que o Descomplica significou um avanço e tanto no atendimento ao munícipe. “Temos, agora espaços maiores, com conforto, ar condicionado, mais serviços e funcionários para fazer o atendimento. Desde a porta de entrada recepcionistas recebem o munícipe, encaminham para a senha de direcionamento para as mesas certas, cadeiras para a espera, rampa acessível para cadeirantes e sinalização específica, para orientar deficientes visuais”, disse Bernal.
O Descomplica SP está alinhado com a nova Política Municipal de Atendimento ao Cidadão e será expandido, gradativamente, para toda a cidade. Serão implantadas 11 unidades até o final de 2020. Em operação nas zonas leste, oeste, norte e sul da Capital (São Miguel Paulista, Butantã, Campo Limpo e Santana/ Tucuruvi e agora em São Mateus), o programa entra ainda este mês em fase de testes, já aberto à população, em Jabaquara e Penha. Para o próximo ano, estão previstas unidades em Pirituba, Cidade Tiradentes, Capela do Socorro e uma na região Central.
Informações detalhadas sobre o programa estão disponíveis em https://descomplicasp.prefeitura.sp.gov.br
Sobre o Descomplica São Paulo
Lançado em março de 2018, em um projeto-piloto na praça de atendimento da Subprefeitura de São Miguel Paulista, na zona leste, o programa já realizou mais de 400 mil atendimentos e registra índice de satisfação de 99% pelos usuários.
Atendimento Lado a Lado
A grande novidade do Descomplica SP é o atendimento lado a lado. Servidor e cidadão estão mais próximos, reforçando os conceitos de colaboração, parceria e transparência.
É uma mudança de perspectiva que faz toda a diferença. Trata-se de uma medida simples – aparentemente só a retirada de um balcão, de uma bancada – mas que valoriza o conceito primordial do serviço público, do bem atender.
Descomplica SP Digital
É um espaço de cidadania digital para conhecer, aprender e acessar serviços eletrônicos. Os atendentes são capacitados para entender a necessidade, identificar o serviço correspondente e ajudar o cidadão a realizar cada etapa do serviço. A ideia é simples: não dá para sair do Descomplica SP sem uma solução.
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