Estamos na reta final de 2024 e o varejo sempre aquece neste período. Aliás, é o mais lucrativo entre todos. Entretanto, não apenas o Brasil, mas muitos outros países, sentem com apreensão os reflexos dos conflitos internacionais.
Mesmo geograficamente distante de tudo que está acontecendo, estamos mais perto do que imaginamos. Insumos, matérias-primas, produtos, entre outros itens, na sua grande maioria, são importados. Ou seja: há sim um impacto no valor final, sem falar nas tributações. E, para quem ainda não conseguiu equilibrar as contas pós-pandemia, o jeito é focar na melhor estratégia e aproveitar o que 2024 ainda pode oferecer.
Não apenas os bens de consumo, mas principalmente os alimentos estão inflacionados e isso vai impactar na mesa do consumidor. E lembre-se: vivemos em uma economia globalizada. Por isso todo comportamento externo reflete em nosso país. Além disso, não podemos esquecer que, sim, também temos as nossas variáveis internas.
Há outra questão muito importante. Este foi um ano de eleições, com primeiro e segundo turnos. E, sim, as transições de governos, independente da esfera – federal, estadual ou municipal – geram impactos direto na economia e deixam os comerciantes ressabiados com o que pode vir a acontecer.
Não quero com esta análise desestimular o varejista. Pelo contrário! A ideia aqui é passar o conhecimento para que ele busque as melhores alternativas e, assim, consiga alcançar o máximo de êxito em suas campanhas e estratégias. E, independente de qualquer cenário, as festas de fim de ano representam uma grande oportunidade para o aumento das vendas.
Especialmente para os pequenos comerciantes, que esperam por esta data com ansiedade e esperança. Em muitos casos, este momento é determinante para organizar as contas e permanecer com a sua empresa em atividade. Observando, inclusive, a necessidade de se fazer uma reserva para compensar as quedas nas vendas que geralmente acontecem no início de cada ano.
Entretanto, em cenários desafiadores se encontram as maiores e melhores oportunidades para os empreendedores que buscam fazer a diferença no mercado.
Mesmo tendo uma loja física, use a tecnologia a seu favor. Ofereça descontos, cash back, brindes, alinhe uma comunicação direta com o seu consumidor para que, caso ele não compre na loja, faça de forma online ou via whatsapp.
A Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Mateus estima que bares e restaurantes, assim como lojas de roupas e calçados, terão um aumento no faturamento.
Já o setor de serviços deve permanecer estável, pois o endividamento do consumidor, apesar dos programas do governo para ajudar a quitar os saldos, continua alto, e isto impacta diretamente no consumo e na forma de pagamento.
Diante deste cenário, os empreendedores devem redobrar a atenção e concentração na sua empresa, assim como melhorar os níveis de atendimento, desenvolver processos de treinamento e aperfeiçoamento dos seus colaboradores.
Buscar auxílio do Sebrae e entidades de apoio, pensar de forma otimista e ter atitudes positivas, também ajuda a motivar a equipe para aproveitar as oportunidades que surgem em meio aos grandes desafios.
Marcelo Dória – Empresário e Professor de pós garduação em varejo popular na FGV, atua a mais de 20 anos na Zona Leste da Cidade de São Paulo no segmento de moda intima – Criador da Rede de Lojas Depósito da Lingerie. Graduado em Direito, Pós Graduado em Administração de Empresas pela PUC-SP, Mestre em Gestão para competitivdade pela FGV EAESP. Está na condição de Presidente da Camara dos Dirigentes Lojistas de São Mateus.
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