Córregos despoluídos, uma realidade possível na cidade de São Paulo
A imprensa mostrou recentemente cenas da prefeita da cidade de Paris (França), Anne Hidalgo, nadando nas águas despoluídas do Rio Sena, que será ‘palco’ de provas esportivas na Olimpíada. Podemos dizer que moradores de cidades banhadas por rios poluídos sentiram inveja no bom sentido.
Nós da cidade de São Paulo nos incluímos, embora tenhamos um exemplo de que córregos e rios livres de poluição, podem ser uma realidade possível.
Quando Juliana Cardoso foi vereadora e quando hoje, nossa pré-candidata a vereadora, Vanilda Anunciação foi chefe de Gabinete da Subprefeitura São Mateus, realizamos um trabalho exemplar: idealizamos um projeto para despoluir o Córrego Cangueiras, na Vila Flávia, parte da Bacia do Aricanduva.
Sob a coordenação do ativista ambiental Carlos de Jesus Campos, o projeto consiste na separação da água poluída da água limpa que verte da nascente, com a implantação de dutos e grelhas.
A parte poluída com os dejetos deveria ser conectada na rede coletora de esgoto da Sabesp, mas com o fim da gestão de Haddad na cidade de São Paulo, nada foi feito, inclusive, até os serviços de manutenção obrigatória da Subprefeitura São Mateus foram abandonados. Hoje, o cenário é triste. Apenas em trechos onde a água ainda está limpa proliferam peixes.
“Não tem mágica. O projeto tem custo baixo, pois não necessita de valas e não é preciso remoção de moradores das margens dos córregos”, explica Campos. Ele foi o idealizador do primeiro piscinão da cidade no Pacaembu, durante a gestão Erundina.
No dia 12 de julho, estivemos em visita ao local e lá reafirmamos nossos compromissos, para que esse projeto modelo tenha continuidade e sirva para a futura administração municipal. Nossa pré-candidata a vereadora, Vanilda, será nossa representante nessa luta.
Nós sempre dissemos que cuidar dos córregos é cuidar do meio ambiente e da saúde pública, promovendo prevenção e qualidade de vida. E faz parte das ações para garantir o futuro às novas gerações.
Juliana Cardoso, deputada federal eleita para o mandato 2023/2026. Faz parte da Comissão de Saúde e da Comissão de Mulheres, além de 1ª vice-presidente da Comissão dos Povos Originários e Amazônia.
Vanilda Anunciação é coordenadora do Coletivo “Sonho Resistência e Luta” que constrói o mandato de Juliana Cardoso. Atualmente é pré-candidata a vereadora em São Paulo
Vanilda Anunciação, Carlos de Jesus Campos e Juliana Cardoso, em trechos de água limpa do Córrego Cangueiras proliferam peixes
O fim da Jornada 6×1 e suas consequências
28 de dezembro de 2024Nova UBS Parque das Flores tem atuação do mandato do Vereador Alessandro Guedes
17 de novembro de 2024Desafios e oportunidades do varejo neste fim de ano
17 de novembro de 2024
Leave a reply Cancelar resposta
-
Lideranças reconhecem o bom trabalho no 19º BPM/M
27 de fevereiro de 2019 -
Jornais de bairro que comprovam periodicidade receberão certificado na Câmara Municipal
14 de outubro de 2019