Cooperativa de Reciclagem Chico Mendes atua há 23 anos em São Mateus para melhorar o meio ambiente e a inclusão social
Criada em 1999 como uma alternativa ao desemprego em São Mateus, a Cooperativa de Reciclagem Chico Mendes contribui há 23 na melhoria do meio ambiente e na geração de trabalho e renda de diversas famílias da região.
A cooperativa iniciou os trabalhos de forma voluntária durante a Campanha da Fraternidade “Sem trabalho, Por quê?” junto à comunidade católica local. Hoje soma 30 cooperados e parceiros cadastrados, entre empresas, comércios, escolas, creches, igrejas, instituições e residências que encaminham materiais para reciclagem.
Sob a coordenação de Dulce Alves de Andrade, uma das idealizadoras de um grupo inicial de dez voluntários, a Chico Mendes batalha arduamente para manter as atividades. A administração tem o suporte da filha Kamila e da Angélica, secretária eleita pelos associados.
“Dificuldades existem, mas não posso desistir, essas pessoas vivem desse trabalho de forma digna; se são mães, quando nasce o bebê e ficam em casa para cuidar do recém-nascido, recebem do INSS. Todo final de ano tem um bônus. O cooperado paga o INSS, tem direito a se aposentar; se falece alguém da família do titular, a família recebe um seguro que cobre o gasto com a funerária”, cita Dulce.
Ela destaca que quando se fala de meio ambiente todos acham importante, mas na realidade o paulistano ainda está longe de conseguir realizar uma coleta seletiva que atenda de fato ao município.
“Quando ainda era a AMLURB que respondia pela gestão do serviço de limpeza pública, já falávamos sobre a possibilidade da Prefeitura poder contratar cooperativas para fazer o serviço da coleta seletiva. Há uns seis anos, houve o projeto “porta a porta”, porém entrou outra administração e acabou”, recorda.
Para Dulce, “as pequenas cooperativas de São Paulo estão abandonadas e as empresas grandes engolem as pequenas. Eu gostaria que o prefeito Ricardo Nunes ficasse a par do descaso que acontece com as cooperativas, um trabalho tão importante de inclusão social, cuidado com o meio ambiente e de educação ambiental nas escolas”, cita.
Como ajudar
Ela chama atenção para a importância da coleta seletiva em uma cidade como São Paulo. “Se o cidadão fizer a separação dos resíduos de forma adequada, separando o material reciclável do orgânico, já irá ajudar bastante. Se a população continuar a enviar ao aterro sanitário o lixo reciclável junto com o orgânico, o aterro vai ter muito menos tempo de vida útil, isso é grave e falta uma campanha de conscientização para esse problema”, enfatiza.
Para finalizar, Dulce deseja boas festas e agradece a todos os parceiros, cooperados e àqueles que forneceram cestas de alimentos aos coletores, bem como aos moradores que separam seu resíduo em casa já pensando qual a finalidade do material que será destinado às cooperativas.
A Cooperativa de Reciclagem Chico Mendes está localizada na Rua Cinira Polonio, 369 – São Matheus.
Telefone: (11) 2752-9446
Materiais reciclados: papel, plásticos (todos), vidros, metais comuns e papelão.
Leave a reply Cancelar resposta
-
Crianças e adolescentes da Zona Leste têm aulas de hip hop
28 de julho de 2021 -
Alunos de SP correm risco de começar ano sem uniformes por falta de qualidade e ...
2 de janeiro de 2020 -
Caminhada para Aparecida do Norte completa 15 anos em São Mateus
19 de novembro de 2018