Uma pergunta comum a todos os beneficiários de aposentadorias pagas pelo INSS é: “até quando posso pedir revisão do valor da minha aposentadoria?”. E, por total desconhecimento e falta de informação por parte do próprio INSS, muitos deixam o prazo passar e assim ficam impedidos de revisar, de modo positivo, o valor do seu benefício.
A partir de hoje, divulgaremos uma série de informativos, orientando a sociedade sobre quais as possibilidades de se rever o valor do benefício pago, e o primeiro cuidado é com o prazo, porque segundo a lei de benefícios da previdência social, artigo 103 da Lei 8.213/91, em redação atualizada pela Medida Provisória 871/2019 é de dez anos, seja na via administrativa ou judicial, pedir entre outros, a revisão do ato que concedeu seu benefício de aposentadoria, prazo este que é contado a partir do mês seguinte ao do recebimento do primeiro valor de benefício.
Mas você não pode deixar para contratar um profissional faltando poucas horas ou dias para encerramento do prazo, pois se faz necessário uma análise preliminar de documentos que nem sempre estão em poder do cliente, o que retarda mais e mais a oportuna prestação de serviços advocatícios.
Portanto, você que é aposentado, verifique há quanto tempo recebe benefício, consulte um profissional especializado e certifique-se se é possível melhorar o valor da sua aposentadoria.
Maura Feliciano de Araújo
Advogada, Coordenadora do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário
– IBDP
O fim da Jornada 6×1 e suas consequências
28 de dezembro de 2024Nova UBS Parque das Flores tem atuação do mandato do Vereador Alessandro Guedes
17 de novembro de 2024Desafios e oportunidades do varejo neste fim de ano
17 de novembro de 2024
Leave a reply Cancelar resposta
-
Cãorrida recebe pets e milhares de pessoas na Zona Leste
29 de agosto de 2023 -
Jornal Gazeta São Mateus ouve vereador Gilson Barreto e representantes do CDC União do ...
29 de setembro de 2020 -
Passeio sustentável com seu cão
13 de junho de 2018