Certificação de jornais de bairro foi “momento histórico” da categoria
“Eu me sinto honrado de participar dessa reunião histórica, que pode marcar o início de uma nova fase para os jornais de bairro”. A frase, do secretário municipal de Comunicação, Marco Antonio Sabino, representa o que foi o encontro entre editores de jornais e revistas de distribuição regionalilzada na cidade de São Paulo.
Promovida na Câmara Municipal de São Paulo pela Associação de Jornais e Revistas de Bairro – Ajorb – a cerimônia teve como objetivo entregar certificados aos veículos que comprovaram estar periodicamente distribuindo exemplares na capital paulista. “A periodicidade determina o compromisso de estabelecer um canal direto com a população paulistana, de praticar o jornalismo comunitário que busca uma cidade melhor e mais humana para todos”, avalia o presidente da entidade, Wagner Farias.
Foram certificadas 27 empresas que editam 40 jornais e três revistas, além de estarem presentes no ambiente digital com sites e páginas em redes sociais. No total, estima-se uma tiragem mensal superior a um milhão de exemplares distribuídos na capital, regularmente e um alcance online similar.
Das 27 empresas certificadas, apenas duas não puderam comparecer ao encontro, mas o salão estava lotado, com quase 70 participantes, entre jornalistas, fotógrafos, empresários, autoridades e convidados. Os representantes das editoras vão voltar a se reunir em encontro aberto a qualquer interessado no dia 5 de novembro, em endereço ainda a ser confirmado. A intenção é dar continuidade ao trabalho da associação para fortalecer o setor.
“Que continuem nessa toada, nesse trabalho para efetivamente organizar o setor e na definição de parâmetros para que todos os anunciantes possam trabalhar com mais segurança”, destacou também o secretário municipal de Comunicação, Marco Antonio Sabino. Ele ainda explicou que foi montado um comissão de estudos na Secom para entender melhor esse trabalho de cobrar os seis últimos exemplares como prova de periodicidade e acho que há questões a serem discutidas, mas acho pode ser uma tentativa válida”, concluiu. Sabino ainda trouxe mensagem do prefeito Bruno Covas, parabenizando a iniciativa.
Outro representante do poder público municipal no evento foi o subprefeito do Jabaquara, Arnaldo Faria de Sá, que fez questão de ressaltar que o trabalho dos jornais de bairro junto às comunidades precisa ser valorizado. Para ele, as mídias online complementam mas não substituem o trabalho dos jornais e revistas de bairro, que trazem as reivindicações populares. “O poder público não pode deixar de dar a devida atenção ao trabalho de vocês. Vou sempre ressaltar isso dentro da Prefeitura”, garantiu.
Faria de Sá se lembrou de vários momentos de sua história pessoal e carreira política em que pode desenvolver ações a partir de demandas feitas por veículos regionais da cidade.
“Seja como secretário de Governo, secretário de Esportes, deputado federal ou agora como subprefeito, foi muitas vezes por meio dos jornais de bairro que pude agir para atender demandas da sociedade”, apontou, trazendo vários exemplos de problemas e riscos de degradação urbana que foram evitados porque ele, como representante do poder público, pode levar adiante queixas da sociedade expressas pelos jornais e revistas de bairro.
Já o subprefeito Fabrício Cobra Arbex, de Vila Mariana não pode comparecer porém mandou mensagem por meio da assessora de imprensa Carolina Mico Rocha, presente ao encontro.
“Os jornais de bairro, assim como as subprefeituras, são os que estão mais próximos da população e com a percepção real das demandas das regiões”, diz. Ela ainda fez questão de ressaltar que responde a pedidos dos jornais de bairro com a mesma atenção e cautela que atende às demandas de outros órgãos de imprensa, como redes de tv, rádio ou jornais diários.
Houve também manifestações de apoio por parte do secretário das Subprefeituras, Alexandre Modonezi, e dos subprefeitos de Cidade Ademar, Capela do Socorro, Parelheiros e Santana/Tucuruvi. Os vereadores Gilson Barreto, Ricardo Teixeira e Rodrigo Goulart enviaram representantes ou enviaram mensagens parabenizando a união da categoria.
A cerimônia de certificação ainda contou com a presença do jornalista e radialista Duda Jr, do programa parceiro da Ajorb, Metrópole em Foco (Radio Trianon). “Comecei minha vida em jornal de bairro e sei do valor que têm o trabalho de jornalismo comunitário desenvolvido ali”, disse ele.
A participação da iniciativa privada no processo de fortalecimento da mídia regional paulistana foi destacada com a presença de empresários. “O fortalecimento de nossa entidade ao longo de seus quase 25 anos de existência está ligado ao trabalho dos jornais de bairro locais”, avaliou Dário dos Santos, presidente da Associação Empresarial da Região Sul (AESUL).
Já Daniel Barbuglio, gerente de marketing da Sicredi, apontou a importância do processo de certificação na valorização dos veículos de jornalismo regional. “Trabalhamos com critérios técnicos na seleção dos veículos que vão transmitir nossa mensagem. Nesse sentido, é importante esse contato, que hoje se amplia”, diz ele. Outro empresário que fez questão de estar presente e demonstrar sua atuação como empresa amiga do jornal de barro foi Pedro de Barros Mott, do Quintal do Espeto. A festa de confraternização de fim de ano com associados da Ajorb será realizada na unidade Tatuapé do Quintal do Espeto, graças ao apoio e parceria com o empresário.
Jornais de bairro se unem para combater fake news
14 de agosto de 2019
Leave a reply Cancelar resposta
-
Outubro Rosa precisa estar conectado com a realidade de mulheres carentes de São Mateus
13 de outubro de 2021 -
Rotary Clube São Paulo – São Mateus homenageia secretária de cultura Aline Torres
15 de dezembro de 2023 -
Os milhões de barris
28 de fevereiro de 2015