A maioria das caixinhas de leite é feita a partir de uma mistura de materiais com propriedades diversas, o que dificulta a reciclagem. Mas existem algumas usinas especializadas na reciclagem desse tipo de embalagem
Hoje em dia, não é só o leite que tem o privilégio de ser embalado com recipiente longa vida. É cada vez mais comum que produtos como polpa de tomate, creme de leite, sucos, água de coco e chá sejam revestidos o mesmo material, o que leva os fabricantes como Tetra Pak ou SIG Combibloc a desenvolverem novos tamanhos e formatos para as caixinhas.
A embalagem longa vida, também chamada de embalagem cartonada, possui múltiplas camadas e varia de acordo com o tipo de alimento – a caixa de leite, por exemplo, precisa de seis camadas. Essas camadas passam por um processo de compressão sobre todas as folhas dos diferentes constituintes.
Dicas para descartar, lavar?
É importante descartar os materiais recicláveis limpos para não ocorrer a proliferação de doenças, odores, bem como para evitar a contaminação de itens recicláveis que estejam no mesmo local, pois caso ocorra a contaminação, a reciclagem dos materiais contaminados fica mais difícil. Adicionalmente faz sentido tvermos o conhecimento que estes materiais são, por muitas vezes, manuseados por pessoas nas cooperativas que praticam a seleção dos objetos. Contudo, é muito difícil retirar o odor e os resquícios do leite ou de outros alimentos e bebidas das embalagens e frascos, o que faz com que gastemos uma quantidade considerável de água, algo pouco razoável em razão de sua escassez bem como soa irracional o uso de água tratada, com requisitos de qualidade elevados para ser potável, obtida a custos cada vez mais altos, exclusivamente para esse fim.
Segundo o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Limpurb), seis toneladas de lixo reciclável não são aproveitadas, diariamente, por não estarem limpas e secas.
Para evitar esse desperdício, confira algumas dicas de como lavar sua embalagem com uma pegada mais leve:
• Aproveite a água durante o processo de lavagem da louça;
• Use uma esponja vegetal
• Reutilize a água que sai da máquina de lavar.
As caixinhas de leite, por serem feitas a partir de uma mistura de materiais com propriedades diversas, tornam-se bastante densas, potencialmente ocasionando problemas ambientais se inadequadamente descartadas, pois elas demoram muitos anos para serem decompostas na natureza. Mas, como a embalagem é reciclável, não deixe de fazer a destinação correta. Se tiver dúvida sobre o descarte consciente, em qual das categorias: se papel, plástico, metal opte pelo primeiro, por se tratar o papel do material predominante.
Aterro sanitário CTL terá novidades
29 de novembro de 2024Potes de margarina reciclados viram renda para catadores
31 de julho de 2024Programa de reciclagem de vidro cresce mais de 205% em 5 anos
14 de julho de 2024
Leave a reply Cancelar resposta
-
O fim da Jornada 6×1 e suas consequências
28 de dezembro de 2024 -
Em 100 dias, Governo de SP recupera mais de 400 quilômetros de estradas e ...
24 de abril de 2023 -
Grupo de 200 romeiros do Pq. São Rafael percorre a pé até o Santuário ...
29 de outubro de 2024