Associação Brasileira de Pipas realiza III Campeonato de pipas artístico em São Mateus

0
2043

No dia 07e08 de setembro aconteceu no Parque Aterro Sapopemba o III Campeonato de Pipas Artístico, realizado pela Associação Brasileira de Pipas.

A novidade desta III edição é que o campeonato teve muitas atrações musicais, no dia 07 de setembro se apresentou o, Grupo Pixote, Mc Duzinho, Banda Tudo Novo, no dia 08, Ao Cubo e Palhaço Leleko encerrando o evento.

Como já é tradição, além da diversão garantida com as famílias e amigos, o público participante teve 14 categorias, projeto pipa escola, micro pipa, menor pipa, raia/peixão, capucheta, criatividade, engenhosidade, geométrico, taqueado, riscado, beleza, maior pipa, dragão e destaque do evento. A avaliação foi feita pela equipe organizadora do evento e a entrega dos troféus de 1º. 2º e 3º lugar foi feita no final.

O Campeonato teve o apoio da Band FM e de vários comerciantes do bairro, essa maravilha de evento contou com uma emenda parlamentar do Vereador Camilo Cristófaro, que veio participar e ficou muito feliz ao ver tanta gente se divertindo e muito contente, os participantes e moradores agradece ao vereador. Cerca de cinco mil pessoas passaram para prestigiar o evento nos dois dias, a entrada foi 1 kl de alimentos não perecível e todos ganharam um troféu de participação, os alimentos arrecadados foram doados pela entidade as 100 famílias carentes cadastradas.

Soltar pipas é uma das brincadeiras mais antigas que divertem não só as crianças, mas também os adultos, quando ela é feita com consciência. Com o intuito de incentivar a brincadeira de forma responsável, ou seja, sem o uso de cerol, o concurso tem cunho educativo e visa valorizar a criatividade dos participantes e instruir melhor os pais das crianças de como garantir que a brincadeira seja segura.

A pipa e sua contribuição para a humanidade

Escocês Alexandre Wilson em 1749 usou termômetros presos em pipas para medir a temperatura nas alturas.

Em 1752, Benjamim Franklin, utilizando uma pipa de pano demonstrou num dia de chuva que nas alturas existe eletricidade estática. Com isso foi criado o pára-raios.

Em 1883 o inglês Douglas Archibaid prendeu um anemômetro (equipamento para se medir a velocidade do vento) a linha de uma pipa e mediu a velocidade do vento a 360 metros de altura.
Guglielmo Marconi, usou em 1901 uma pipa para erguer uma antena e assim fez a primeira transmissão de rádio.

Leave a reply