As casas ecológicas são criadas levando em consideração todos os fatores para que elas sejam autossuficientes ou o mais próximo possível disso. Este tipo de construção é uma tendência atual nos países mais avançados por ser uma opção moderna e ecologicamente correta.
Casas desse tipo geram, por meio de fontes naturais, maior parte da energia elétrica que consomem, e a água usada é, em boa parte, proveniente da chuva. Ou seja, não há excessos nem desperdícios, de modo que o local tenha o menor impacto possível sobre os recursos do meio ambiente. Este conceito é posto em prática sem desconsiderar as condições necessárias para uma habitação confortável e aconchegante, oferecendo os mesmos requisitos buscados em uma moradia convencional.
Construção
Para a construção, são usados materiais naturais e não tóxicos, como pedra, argila e a madeira, que, além de ser um recurso renovável, é transformada na indústria por um processo que consome pouca energia. A casa é equipada geralmente com filtro e cisterna para a água das chuvas, além de painéis solares para obtenção de água quente e energia elétrica.
É importante que todo o processo para erguer a casa siga o conceito de desenvolvimento sustentável, com passos obrigatórios, como usar madeira de origem legal comprovada, evitando assim o desmatamento. A construção precisa ainda gerar o mínimo de resíduos e garantir que estes possam ser posteriormente reciclados.
Habitação residencial
Para habitação residencial, muitas empresas estão se especializando em criar casas pré-fabricadas que conciliem todos os aspectos apresentados, porém sua existência é maior nos Estados Unidos e em países desenvolvidos da Europa. Os modelos oferecem habitações semelhantes aos lares convencionais e buscam aproveitar os elementos predominantes em cara região, como vento, sol ou chuva.
Utilização comercial
Para utilização comercial, no entanto, é possível ver por todo o mundo o aumento de edifícios com os mesmos conceitos da casa ecológica. Com eles, empresas têm a oportunidade de, ao mesmo tempo, diminuir significativamente o dinheiro gasto com energia elétrica, adequar-se a novas regulamentações ambientais e ainda melhoram a imagem da companhia frente ao público.
Por Atitude Sustentavel
Aterro sanitário CTL terá novidades
29 de novembro de 2024Potes de margarina reciclados viram renda para catadores
31 de julho de 2024Programa de reciclagem de vidro cresce mais de 205% em 5 anos
14 de julho de 2024
Leave a reply Cancelar resposta
-
Potes de margarina reciclados viram renda para catadores
31 de julho de 2024