As construções com tijolos de isopor dispensam o uso de pilares e vigas, evitando o desperdício com fôrmas de madeira e escoramentos.
A busca por alternativas sustentáveis de aliar o desenvolvimento humano ao respeito à natureza sempre traz boas alternativas para a sociedade, principalmente em setores nos quais o consumo de recursos naturais é grande. No caso da construção civil, por exemplo, o uso de tijolos tradicionais em grande escala afeta diretamente o meio ambiente — já que, para construir uma casa ou um prédio, é preciso utilizar muito cimento e ferragem em diversas etapas da obra.
Sabendo desta necessidade cada vez mais urgente, o uso de um material tem revolucionando a sustentabilidade na construção civil. Trata-se do poliestireno expandido (EPS), popularmente conhecido como isopor, que é utilizado para a fabricação de tijolos. Entre as principais vantagens do tijolo de isopor, vale a pena destacar a redução de 35% na utilização de cimento, 50% das ferragens e uma economia geral que pode chegar a 20% do valor total da obra. Além do aspecto econômico, a solução também utiliza menos água durante a obra.
Tijolo de isopor para parede: onde pode ser utilizado?
Antes de mais nada, vale destacar que o isopor utilizado para a fabricação de tijolos é um tipo diferente do isopor comum, sendo mais leve e resistente. Uma vez que o material é um excelente isolante térmico, os tijolos feitos de isopor são perfeitos para serem aplicados em residências projetadas para apresentar esta característica.
O tijolo de isopor para parede também pode ser utilizado em ambientes industriais, especialmente em empresas que trabalham com alimentos e que precisam manter a temperatura controlada dentro do estoque. Por ser um produto leve e fácil de manusear, o tijolo de isopor também é uma ótima alternativa para construção de lajes. O material é, ainda, uma solução eficaz para áreas que sofrem com terremotos, uma vez que é muito resistente.
Vantagens do tijolo de isopor para parede
• Mais barato: o tijolo de isopor pode custar até metade do preço de um tijolo tradicional;
• Sustentabilidade: é um produto que não gera combustão durante sua fabricação;
• Conforto térmico: o tijolo de isopor possui grande capacidade de isolamento térmico;
• Vida útil: o tijolo de isopor para parede não apodrece e insetos e outras pragas não se alojam entre os módulos, diferentemente do que acontece com os tijolos de concreto;
• Produtividade na obra: por ser um produto leve e fácil de manusear, o tijolo de isopor faz a obra andar mais rápido, reduzindo o prazo de entrega de uma construção;
• Resistência: esta é uma solução altamente resistente contra compressões e choques. Esta é a razão, inclusive, para que o isopor seja tão utilizado na proteção de produtos transportados por longas distâncias.
POR Blog Fragmaq
Aterro sanitário CTL terá novidades
29 de novembro de 2024Potes de margarina reciclados viram renda para catadores
31 de julho de 2024Programa de reciclagem de vidro cresce mais de 205% em 5 anos
14 de julho de 2024
Leave a reply Cancelar resposta
-
A importância da declaração do imposto de renda
5 de abril de 2018 -
Ocupações vêm sendo feitas debaixo do nariz do poder público
18 de junho de 2015 -
E sobre o calor que nos aquece além da conta
29 de janeiro de 2019