Praça no Jardim Santa Bárbara com mais de 40 anos agora tem um proprietário
No bairro Cidade Satélite Santa Bárbara, em São Mateus, a única praça e área verde do bairro está ameaçada de desaparecer. Entre as ruas Sírios e Andrômeda, o espaço público, há quatro décadas mantido pela prefeitura, abriga uma praça com vegetação densa e árvores antigas. No entanto, moradores denunciam que o terreno começou a ser desmatado por indivíduos que se dizem proprietários, os quais alegam que a área foi vendida e deram início à remoção de árvores e bancos de concreto, interditaram o acesso à escada, além de começarem a erguer um muro.
Cadastrado no sistema digital Geosampa no portal da prefeitura sob o nome de Claudio Toshio Watanabe, o terreno está sendo preparado para um possível projeto privado, como construção de condomínio, segundo os moradores. “A retirada das árvores agrava problemas como enchentes e o desequilíbrio ambiental, afetando a qualidade de vida de todos”, alertam. Em resposta, a comunidade criou um abaixo-assinado pedindo a desapropriação do terreno para garantir a preservação definitiva da praça. O link para participar é: https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR144474.
Mobilização popular – O grupo de cerca de 70 moradores, mobilizados para proteger o espaço, solicita a intervenção do prefeito reeleito Ricardo Nunes (MDB) e da Subprefeitura de São Mateus. Eles pedem que o endereço seja reconhecido como praça pública, citando um decreto publicado no Diário Oficial em 2000 e a manutenção realizada pelo poder público desde então. “Falar em replantio é insuficiente frente ao que já foi destruído. Queremos que a praça continue sendo um espaço público de lazer e verde para os munícipes”, reivindicam.
A petição pública, disponível online, ressalta a importância da área verde para o bairro e o risco ambiental caso ela seja destruída. Moradores destacam a presença de 20 árvores (exemplares nativos e exóticos e ainda ornamentais e frutíferas), bem como aves como sabiá, coruja e bem-te-vi, além de pequenos animais como gambás, entre outros, afirmando que a praça é essencial para o bem-estar de toda a comunidade.
Um parecer técnico assinado pelo biólogo José Ulisses Bezerra de França e encaminhado em outubro à Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente reforça a necessidade de preservação da praça no bairro.
“Um outro argumento para a preservação do terreno como praça pública é manter a área verde como espaço que permita a permeabilidade do solo, diminuindo o volume de água pluvial nos corpos hídricos e minimizando as enchentes a jusante. Além da função dos exemplares arbóreos que reduzem a velocidade das águas pluviais, que escorrem pela copa, galhos e tronco até chegar ao solo.
Além disso, a Subprefeitura, segundo o “Mapeamento Digital da Cobertura Vegetal da cidade de São Paulo de 2020” mostra a escassez de cobertura vegetal da subprefeitura, o que torna a preservação desse local ainda mais importante”, aponta o biólogo.
RESPOSTA DO PREFEITO – Durante um café da manhã com o prefeito Ricardo Nunes na Prefeitura Presente, Edição São Mateus e a imprensa local realizado no dia 11 na Padaria Trincadão, o Gazeta São Mateus questionou o gestor sobre a situação da praça. Nunes se mostrou bastante interessado no caso e dialogou com o grupo de moradores que esteve no local e apresentou fotos onde registraram ações de manutenção, zeladoria e obras feitas por gestões anteriores na área.
Segundo ele, “serão tomadas providências para a desapropriação e compra da área e pela continuidade da praça”. Na ocasião, Nunes também cumpriu uma agenda de visitas e vistorias na região, que culminou com a entrega de mais de 800 títulos de propriedade no CDC Santa Bárbara, na Av. Satélite.
Empresários pedem socorro para a Rua Particular Timão na 3ª Divisão
13 de maio de 2024Associação de moradores do Jardim Elizabeth 1 pede mais atenção do poder público
1 de outubro de 2023
Leave a reply Cancelar resposta
-
Marcio França e Joaõ Doria no segundo turno para o governo de São Paulo
16 de outubro de 2018 -
A importância de preservar a natureza
31 de maio de 2015 -
Rolezinho no Parque Ibirapuera
17 de março de 2017