Grupo de 200 romeiros do Pq. São Rafael percorre a pé até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida

0
698

Há cinco anos o Grupo de Romeiros Filhos de Maria parte da igreja Comunidade São Marcos, no Parque São Rafael, em romaria ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida, no Vale do Paraíba. A peregrinação teve início em Santo André há 28 anos, após promessa feita por Paulo Carrara para a cura do filho de uma grave doença.

Inicialmente, o grupo contava com apenas quatro pessoas, que caminhavam a pé e dormiam em postos de gasolina. Com o passar do tempo, o número de participantes cresceu, e os peregrinos passaram a usar uma perua, até que, finalmente, começaram a viajar de ônibus.

Foi nesse contexto que o ativista social Hamilton Clemente se juntou à caminhada enquanto enfrentava o alcoolismo. Ele relata que a entrada na romaria se deu durante a recuperação, quando fez promessa à santa para que o livrasse da dependência. “Pedi a Nossa Senhora que tirasse a vontade de beber e prometi que, se isso acontecesse, eu iria agradecer a graça alcançada a pé até a cidade de Aparecida”, conta. A devoção à santa e o cumprimento dessa promessa marcam sua vida desde então.

Hoje, é um dos coordenadores junto ao amigo Luiz Romeiro, reunindo em média 200 pessoas. Eles organizam o grupo com a ajuda dos amigos Antônio Ferreira, Marcos Marinho, David Silva, Denis, Bença, Popó e Faustão. “Nós coordenamos desde as doações de frutas até a confecção das camisetas. Todo mundo contribui. A tradição do romeiro é ajudar o próximo”, cita. Neste ano, o agradecimento de Hamilton foi pela reeleição do vereador Alessandro Guedes, um parlamentar bastante atuante na região e nas comunidades.

O grupo parte em romaria na semana que antecede o aniversário de Nossa Senhora Aparecida, celebrado em 12 de outubro. Eles saem da Comunidade São Marcos no Parque São Rafael após a missa das 6h30. Neste ano, devido às eleições, o grupo saiu no dia 7, e percorreu 187 km até o Santuário em cinco dias, passando por bairros como São Mateus, Cidade Tiradentes e Guaianases e pelas cidades de Arujá, Jacareí, Caçapava e Pindamonhangaba.

Leave a reply