Presidente da CDL São Mateus Marcelo Dória em entrevista fala sobre economia regional
GSM: Vivemos uma das maiores crises de todos os tempos, qual o impacto deste cenário na vida das pessoas e das empresas?
MD: Estamos diante da maior crise sanitária e econômica de todos os tempos, o vírus nos “pegou de assalto” de forma inesperada, e surpreendentemente mudou a nossa rotina nos obrigando a lidar com uma realidade de proteção a saúde e cuidados pessoais sem precedentes. Diante deste cenário, boa parte das pessoas está com a sua saúde física e emocional fragilizadas, isso gera consequências nos relacionamentos e consequentemente na gestão das empresas e instituições.
GSM: Você acredita que até quando viveremos neste cenário?
MD: é difícil estabelecer um prognóstico, mas acredito que em menos de doze meses não teremos uma normalização deste cenário de instabilidade.
GSM: Como você vê a atuação dos nossos governantes neste momento de pandemia?
MD: Eu percebo boa vontade, aliás, todos nós estamos querendo que este pesadelo acabe, mas também se percebe uma politização desnecessária sobre as medidas de proteção a saúde, ao emprego e as vacinas. Eu creio que o foco de todos deve ser o de combater o vírus, com equilíbrio entre a proteção da saúde, da vida, da economia e dos empregos.
GSM: O governador João Dória determinou que o estado de São Paulo voltasse à faixa amarela, qual sua opinião sobre uma possível redução de funcionamento do comércio?
MD: Acredito que a intenção do governador seja conter o avanço das infecções, mas discordo dessa medida de restringir o horário de atendimento do comércio, pois isso gera uma concentração e consequentemente maior aglomeração de pessoas nas lojas, transporte público e grandes centros de compras.
GSM: Você acredita que teremos um Lockdow?
MD: temos uma variável incontrolável que é o número de infecções x capacidade de atendimento da rede hospitalar, mas creio que não teremos um lockdow na cidade e no estado de São Paulo.
GSM: Os leitores do Jornal Gazeta de São Mateus estão se queixando do aumento generalizado dos preços nos comércios, Qual a razão de tantos aumentos?
MD: trata-se de um problema macroeconômico e de múltiplas razões, mas gostaria de destacar três fatores que acredito serem determinantes: o primeiro refere-se ao câmbio, atualmente existe uma desvalorização do real frente ao dólar, e isto faz com que as commodities agrícolas brasileiras sejam exportadas aumentando o preço de praticamente todas as matérias primas, outro fator é a escassez de mão de obra em vários setores e por último temos um grave problema logístico.
GSM: Tivemos recentemente as eleições municipais, como você avalia a atuação do prefeito Bruno Covas na região de São Mateus?
MD: creio que o Prefeito Bruno Covas deve olhar para as regiões periféricas com mais atenção e priorizando a geração de renda e emprego, o bairro de São Mateus tem uma população jovem e trabalhadora que precisa de uma oportunidade.
GSM: Como podemos gerar mais oportunidades de emprego no bairro?
MD: São Mateus tem graves problemas de regularização fundiária que devem ser enfrentados neste próximo ano sejam pelo Prefeito quanto pelos vereadores, outro ponto é a questão de infraestrutura, pois temos problemas de internet precária nos três distritos e um viário desfavorável para o transporte de produtos, além é claro da questão de segurança (ostensiva e preventiva).
GSM: Quais as medidas que a CDL – São Mateus pretende fazer para contribuir com o desenvolvimento do Bairro?
MD: Uma das principais metas da entidade é contribuir com o desenvolvimento socioeconômico da região, através da cobrança de politicas publicas voltada para a instalação de empresas e consequentemente mais geração de emprego e renda.
MD: o momento é de união, de colaboração e não de competição entre pessoas e entidades, pretendemos em 2021 estabelecer um plano conjunto com todas as entidades e instituições de São Mateus para trabalhar de forma propositiva e alinhada com a administração pública, a fim de trazer mais emprego, renda e prosperidade ao nosso bairro.
GSM: Qual a dica que você pode compartilhar com os empresários de São Mateus neste momento tão desafiador?
MD: Recomendo aos empresários e empresárias de São Mateus que cuidem primeiramente dos seus pensamentos – sejam positivos, tenham atenção com os seus colaboradores, foco em eliminar desperdícios, invistam em conhecimento e principalmente concentrem suas energias em observar o que pode ser aprimorado nos seus processos de gestão.
GSM: Qual a mensagem que você pode deixar aos leitores do Jornal Gazeta de São Mateus?
MD: Aos leitores do jornal Gazeta de São Mateus recomendo que reforcem os cuidados com a saúde física e emocional, busquem extrair das adversidades aprendizados para que possam evoluir pessoal e profissionalmente. Desejo a todos um excelente final de ano e que nenhum desafio seja maior que a nossa vontade de vencer e esperança em viver dias melhores.
Marcelo Dória é empresário a mais de vinte anos em São Mateus, graduado em direito, pós-graduado em administração de empresas pela PUC – SP, Mestre em gestão para Competitividade FGV – SP e Professor de pós-graduação em varejo popular nos cursos do Centro de Excelência em Varejo da Fundação Getúlio Vargas, está na condição de Presidente da Câmara do Dirigentes Lojistas de São Mateus.
Fim de ano: carne bovina sobe 3% e deve aumentar mais nos próximos meses
29 de outubro de 2024Nascidos em julho recebem novo auxílio emergencial nesta terça
20 de abril de 2021Feriado antecipado: bancos fecham, mas mantêm o prazo das contas
22 de março de 2021
Leave a reply Cancelar resposta
-
Colégio Santa Bárbara 50 anos de história na busca de um mundo melhor
29 de março de 2021 -
Danos da deseducação ambiental
16 de setembro de 2024 -
Mais bela idosa de São Paulo ganha seu segundo título de ‘miss’
17 de maio de 2018