Vereador Alessandro Guedes apresenta vários projetos de lei no enfrentamento da covid-19
Além dos projetos de sua autoria, iniciou um movimento por um Hospital de Campanha na Zona Leste e integrou a luta pela abertura do Hospital Sorocabana
Nos últimos cinco meses a capital paulista virou um dos epicentros da pandemia da covid-19, o que levou a Prefeitura a decretar Situação de Emergência. A situação exigiu medidas duras por parte dos governos estadual, municipal e também do Poder Legislativo. Nesse meio tempo, o vereador Alessandro Guedes, que tem forte atuação na Zona Leste, uma das regiões mais afetadas pela crise sanitária e econômica, não mediu esforços no enfrentamento do novo vírus.
O parlamentar apresentou cinco projetos de lei de sua autoria visando à garantia à vida, saúde, educação e emprego devido à pandemia do novo coronavírus. “Nossa linha sempre foi pautar a discussão com foco na área social. Por isso, além dos projetos de minha autoria, também iniciei um movimento por um Hospital de Campanha na região da Zona Leste, participei da luta pela abertura do Hospital Sorocabana para atender pacientes da covid e, junto à bancada do Partido dos Trabalhadores, apresentamos mais de 40 projetos de forma conjunta”, comenta o parlamentar.
Cortes de despesas – O vereador ressalta a importância de medidas aprovadas por ele e demais parlamentares, entre as quais o corte no orçamento do Legislativo de R$ 38 milhões, que possibilitou transferir recursos aos cofres da Prefeitura, com a finalidade de investir em ações de combate ao coronavírus, priorizando as áreas da saúde e da assistência social.
Medidas emergenciais – Além disso, defendeu no plenário e em atividades junto a movimentos populares e entidades iniciativas emergenciais como o fortalecimento do Terceiro Setor; a garantia da alimentação das famílias de baixa renda neste período; auxílio financeiro para as famílias paulistanas; distribuição de álcool em gel e máscaras e ações junto à Sabesp, ENEL e empresas de telefonia para evitar que famílias mais humildes sejam penalizadas com cortes no abastecimento de serviços essenciais.
“Faltaram respiradores, leitos de UTI, equipamentos adequados e condições de trabalho para profissionais de saúde e o pior, o número de teste se restringiu às pessoas que apresentavam algum sintoma. A crise do SUS foi escancarada. A defesa do SUS virou nossa bandeira de luta em defesa da vida”, cita Alessandro Guedes. Para ele, a crise sanitária trouxe à tona a crise financeira e as precárias condições em que vivem os menos favorecidos, pois mesmo com o auxílio emergencial esse cenário não se alterou.
“Precisamos ter clareza dos desafios que teremos nos próximos meses. A pandemia parou a economia e o número de desempregados aumentou. Faltam respostas para a educação, habitação, saúde e geração de renda. Ainda não temos uma vacina e o vírus segue circulando entre nós. Vamos continuar nos cuidando: isolamento social, higiene das mãos e máscaras não podem faltar no dia a dia”, ressalta Alessandro Guedes.
Conheça os Projetos de Lei do vereador Alessandro Guedes no enfrentamento da pandemia do coronavírus
PL-00282/2020 Dispõe sobre obrigatoriedade durante a pandemia da covid-19 de máscaras de proteção nos ônibus e terminais pelos usuários, motoristas, cobradores e demais trabalhadores do sistema de transporte coletivo.
PL-00283/2020 Concede aos trabalhadores do transporte escolar autônomo auxílio emergencial de remuneração similar ao auxílio que o governo está fornecendo durante a pandemia aos trabalhadores do TEG (Transporte Escolar Gratuito).
PL-00285/2020 Dispõe sobre a obrigatoriedade do município de São Paulo garantir indenização financeira aos familiares dos profissionais da saúde pública vítimas da covid-19.
PL-00376/2020 Dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de lavatórios em comunidades de baixa renda.
PL-00383/2020 Dispõe sobre a obrigatoriedade de garantir isenção no ano de 2021 aos feirantes no pagamento do preço público e demais encargos obrigatórios devidos à Prefeitura por conta da pandemia.
‘Imposto sobre herança é nada, é só 4%’, diz Lula
23 de julho de 2024Bate papo com Lucy Mendonça & vereador Alessandro Guedes
29 de abril de 2024
Leave a reply Cancelar resposta
-
Hospital do Homem completa dez anos e comemora Novembro Azul com mutirão
19 de novembro de 2018