Como as micro e pequenas empresas podem minimizar os efeitos colaterais do coronavírus.

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Estamos vivendo, sem dúvida nenhuma a maior crise de saúde da era moderna. O Covid19 veio como um tsunami e comprometeu a rotina de pessoas e empresas, deixando todos em estado de choque e com medo do que ainda estar por vir.

Diante deste cenário, é necessário a conscientização de todos, no sentido de cumprir as orientações do Ministério da Saúde, ficar em casa e evitar o contato social contribuindo para a não proliferação do vírus.

No último dia 18/03 o SEBRAE divulgou um mapeamento focado em pequenas empresas e identificou os setores da economia mais afetados pela disseminação do coronavirus até agora.

A pesquisa destacou que 2,5 milhões de empresas do setor de varejo tradicional, entre companhias de pequeno porte, microempresas e microempresas individuais devem ser afetadas pela pandemia.

Os setores de moda ( 1,7 milhão de companhias), alimento fora do lar ( 1,5 milhão ) e construção civil ( 1,3 milhão ), serão fortemente impactados por esta crise, sendo que estes quatro segmentos movimentaram uma massa salarial de 215 bilhões em 2018.

Vale destacar que, a pesquisa apontou outros segmentos que precisam estar em alerta, como de serviços educacionais, logística, o de transporte e o de tecnologia; somando a soma dos setores mais afetados, há 12,3 milhões de pequenos negócios no país que empregam 21,5 milhões de pessoas.
Diante desta crise catastrófica e com efeitos devastadores para as pessoas e pequenas empresas, segue algumas recomendações aos empreendedores:
– o empreendedor deve neste momento ter um cuidado especial com a sua saúde física, mental e espiritual, a fim de manter-se em equilíbrio, ter serenidade e se manter no comando e no controle da situação.

– o líder precisa compreender que mais do que contrato de trabalho, obrigações laborais, horários, leis, medidas provisória, temos que cuidar dos nossos colaboradores, através de um canal de comunicação direto e que traga conteúdo, informação e transparência nas relação, pois não se trata mais de patrão e empregado, mas sim de ser humano cooperando com outro ser humano.

– o gestor precisa fazer conta, aproveite este momento e calcule exatamente todos os custos de sua operação, elimine o que não for essencial para o seu negócio, identifique e corte desperdícios sem moderação.

– as micro e pequenas empresas, em sua maioria, tem um capital de giro baixo, tenham muito cuidado com os limites de cheque especial que estão sendo aumentados, “automaticamente pelo sistema ” por alguns bancos privados, que em breve se darão conta, que não é momento para ser esperto mas sim para praticar a empatia.

– o empresário deve se manter bem informado e em fontes confiáveis, tenha muita atenção as medidas que estão sendo tomadas pelo governo, seja em relação a saúde para orientar os colaboradores, ou seja em relação a economia para ajustar o seu planejamento.

– recomenda-se aos líderes evitar piadas e brincadeiras nas mídias sociais, pois enquanto alguns estão fazendo piadas, outros podem não dar de comida aos seus filhos.

– siga as determinações das autoridades e mantenha seu comércio fechado.

– o empreendedor deve se antecipar, e dentro de suas possibilidades, propor aos seus credores uma renegociação dos pagamentos de suas duplicatas e demais obrigações, sendo muito sincero e verdadeiro com seus fornecedores e parceiros.
– a empresa deve divulgar medidas de prevenção aos seus clientes, demonstrando real preocupação com a pessoa que está por trás de todo cliente.

– caso seu segmento e estrutura permitam vendas on line, utilize este canal, mas tenha cuidado com a sua precificação, não é momento de supervalorização de preços e sim de colaboração.

– promova campanhas para estimular o comércio local.

Diante de tantas notícias e incertezas, o que eu posso afirmar é que o mundo jamais será o mesmo, que muitas pessoas vão compreender que os principais valores da vida, são exatamente aqueles que o dinheiro não consegue comprar.

Que Deus abençoe Você, sua família e todos que você ama.

Marcelo Dória, Empresário no varejo, Mestre em Gestão para Competitividade pela EAESP FGV; Professor de Varejo Popular nos cursos de MBA e Pós-Graduação do Centro de Excelência em Varejo da FGV, Diretor da rede de lojas Depósito da Lingerie, está na condição de Presidente da CDL –São Mateus 2019-2021.

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