Já plantou sua árvore? Entenda seus inúmeros benefícios!
Arvores e espaços verdes trazem benefícios para a saúde mental e o bem-estar, além de serem ótimos para relaxamento e recreação. Quem nunca parou debaixo de uma sombra para se refrescar do sol quente? Quem nunca se encantou com uma árvore inteiramente florida?
Apesar desses benefícios já serem excelentes, as árvores também possuem muitos outros benefícios.
Confira:
• As árvores atuam como coletoras de CO2 absorvendo-o pela fotossíntese, utilizado para seu crescimento e armazenado na biomassa (folhas, tronco, raízes). Mas elas também realizam a respiração, emitindo CO2. Quando o carbono absorvido em uma floresta excede a emissão de CO2 da respiração das árvores, ocorre o que chamamos de sequestro de carbono.
• Desenvolvem um papel importantíssimo no ecossistema pois são responsáveis por manter mais de 50% da biodiversidade.
• Retêm a água da chuva, evitando deslizamentos de terra, erosão e enchentes. Além disso, evita que contaminantes presentes no solo sejam carregados até os rios, diminuindo a contaminação das águas superficiais.
• Ajudam a melhorar o microclima. Devido à evapotranspiração das plantas, há um aumento da umidade relativa do ar em áreas arborizadas, contribuindo para que o clima fique mais agradável. O plantio de árvores, cria-se uma proteção contra a radiação solar, amenizando as temperaturas.
• Reduzem o impacto da poluição do ar na saúde humana, como inflamações pulmonares. Junto com o gás carbônico, as árvores absorvem material particulado e outros contaminantes como monóxido de carbono, dióxido de nitrogênio e de enxofre que têm efeitos graves para a saúde.
• Promovem sombreamento e um ambiente atrativo, calmo e adequado para recreação, além de serem uma beleza natural para nossos olhares e almas.
• As árvores e suas folhas absorvem a energia sonora, reduzindo os níveis da poluição sonora ao impedir que os ruídos e barulhos fiquem refletindo continuamente nas paredes das casas e edifícios.
• Fornecem base para produtos como medicamentos e chás. Fornecem também frutas, flores, sementes, fibras, madeira, látex, resinas e pigmentos.
• O manejo controlado de florestas são uma fonte sustentável de madeira.
Aproveite a dica e plante uma árvore nativa de sua região! Vamos fazer a nossa parte!
Potes de margarina reciclados viram renda para catadores
31 de julho de 2024Programa de reciclagem de vidro cresce mais de 205% em 5 anos
14 de julho de 2024Educação Ambiental
28 de março de 2024
Leave a reply Cancelar resposta
-
Subprefeitura São Mateus tem significativo investimentos Municipal
16 de agosto de 2023 -
Inaugurada Casa de Cultura São Rafael
24 de maio de 2016 -
Secretaria Municipal de Habitação abre diálogo com população de São Mateus
17 de novembro de 2017