É hora de entregar a Declaração Anual Simplificada do MEI – PRAZO até 31/05/2019
A Declaração MEI é obrigatória para todos os Microempreendedores Individuais, e é feita anualmente e sempre considerando o faturamento ano anterior.
Para preenchimento da declaração no portal do microempreendedor individual, será necessário as seguintes informações:
a) valor da Receita Bruta Total (comércio, indústria e serviço de qualquer natureza): deve ser informada a receita bruta total auferida no ano-calendário escolhido, mesmo que seja R$ 0,00.
b) valor da Receita Bruta referente às atividades de comércio, indústria e serviço de transporte intermunicipal e interestadual: deve ser informada a receita bruta total auferida no ano-calendário escolhido referente às atividades de comércio, indústria e serviço de transporte intermunicipal e interestadual, mesmo que seja R$ 0,00. Este campo será inibido se no cadastro do MEI no CNPJ não constar CNAE referente a estas atividades.
c) possuiu empregado durante o período abrangido pela declaração: deve ser informado se contratou ou não empregado).
Muita atenção ao acessar os site para preencher sua declaração anual ou mesmo para realizar outros serviços tais como alteração de dados , baixa e impressão da guia mensal pois existem empresas privadas que utilizam o nome portaldomicroempreendedor de forma a induzir o contribuinte ao erro cobrando valores abusivos através de boletos bancários.
Em caso de dúvidas procure um contador de confiança para auxiliá-lo , pois a ausência na entrega da DASN-SIMEI e das demais obrigações acessórias irá acarretar sanções por parte da Receita Federal tais como multas , desenquadramento e até mesmo a baixa do CNPJ de ofício.
Consequências pela entrega em atraso:
Quando é realizada a entrega da DASN-SIMEI após o prazo estabelecido, no momento da transmissão é emitida Notificação de Lançamento de MAED (Multa por Atraso na Entrega da Declaração) e DARF para pagamento da multa, que são impressos juntamente com o recibo da declaração.
Portanto, não esqueça, você tem até o dia 31/05/19 para cumprir com a obrigação!
Na próxima edição trataremos sobre o direito da aposentadoria do MEI.
Por Marcos Biadolla
Contador
Sócio da Contabilidade Molina Ltda
Nova UBS Parque das Flores tem atuação do mandato do Vereador Alessandro Guedes
17 de novembro de 2024Desafios e oportunidades do varejo neste fim de ano
17 de novembro de 2024Córregos despoluídos, uma realidade possível na cidade de São Paulo
31 de julho de 2024
Leave a reply Cancelar resposta
-
Reforma de galeria no Jd. 9 de Julho está quase finalizada
3 de setembro de 2018 -
Segurança em Foco
14 de julho de 2024 -
Reciclagem de roupas usadas
2 de junho de 2016