Esgoto inferniza a vida da Comunidade 2 de Maio
A reportagem da Gazeta São Mateus foi convidada a conhecer a delicada situação em que se encontram os moradores da Rua Silva Ortiz, uma das travessas da Rua Dr. Paulo de Queiroz, Jardim 5 de Julho e é visível que a prefeitura regional tem que dar uma atenção aos vazamentos, acúmulos de água nas ruas e em frente algumas casas, conforme pode ser observado nas fotos.
Aparentemente o problema é a falta de drenagem de águas pluviais, mas parece indicar também falta de ligamento dos esgotos das casas a rede da Sabesp, onde ela estiver disponível, ou o direcionamento desse esgoto para algum sumidouro ou em canalizações improvisadas para o córrego Cangueras que também está severamente assoreado e cheio de inservíveis dispensados pelos próprios moradores.
Alguns moradores como Ilda Carmem, Ofélia Quirino, Cecília Peixoto e José Moreira disseram que já fizeram chamadas a Prefeitura e a Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo – SABESP. Pelo menos essa última de vez em quando retira o esgoto líquido que fica em exposição em parte da rua jogando-o ao córrego, mas diz que o problema não é de sua responsabilidade.
Talvez não seja mesmo, mas que se investigue. Pode ocorrer de uma casa ou outra não ter seu esgoto ligado a rede, mas quem tem a lei para exigir dos domicílios a ligação de esgoto doméstico a rede da Sabesp, quando disponível, é a Prefeitura, via Vigilância Sanitária.
Oito meses de reclamação contínua a situação não se normaliza. Até alivia, com o esgotamento, mas o problema é recorrente e está afetando casas, quintais e as ruas por onde transitam pessoas e veículos. A rua citada foi feita relativamente há pouco tempo pela prefeitura e é nela que os problemas mais se manifestam. Para uns é falta de drenagem das águas servidas, para outros esgotos se confundindo com águas servidas e também com águas de chuva.
Durante o fechamento dessa edição ficamos sabendo que a prefeitura regional ia dar uma atenção a questão. Estamos no aguardo.
Vila Bela Um Marco na Regularização Fundiária
14 de março de 2024Moradores recebem com otimismo proposta para solucionar impasse do Vila Bela
16 de agosto de 2023Subprefeitura São Mateus tem significativo investimentos Municipal
16 de agosto de 2023
Leave a reply Cancelar resposta
-
5 lugares no mundo que cobram pela sacola plástica
18 de abril de 2015 -
Paróquia São Marcos Evangelista tem vários trabalhos sociais para sua comunidade
16 de fevereiro de 2018 -
Envio de cartão de crédito não solicitado é considerada prática abusiva
17 de junho de 2015