Associação Brasileira de Pipas promove Natal comunitário
Pelo sexto ano consecutivo a Associação Brasileira de Pipas promove no Jardim Santo André, a comemoração de Natal junto com a comunidade local e do entorno oferecendo uma oportunidade de confraternização coletiva entre crianças, suas famílias, vizinhos e convidados na Rua Jaçanã Altair. Na oportunidade além da entrega de brinquedos para crianças carentes do entorno é montado para exposição a chamada Casa de Natal com decoração típica da época.
Segundo disse a reportagem Cristiano do Nascimento, de 35 anos e principal responsável pela associação e organização do evento, a associação hoje regularmente constituída desenvolve esse e outros tipos de atividades como festa junina, por exemplo, para atender uma demanda reprimida; a de atividades comunitárias que antes eram atendidas por uma ou outra associação. Mas, não por isso, a associação diminuiu sua ação centrada na ação pedagógica, preventiva e lúdica que são as oficinas de pipas.
Essas oficinas que são realizadas em escolas, CEI’s e espaços públicos onde são convidados se compõem em montagem de pipas pelos participantes, palestras de prevenção de acidentes, de uso adequado de material para empinar e de orientação quanto a locais inadequados para brincar com as pipas, etc. Durante a oficina de feitura de pipas, é possível observar eventuais dificuldades motoras entre os participantes. Os monitores, então, mas principalmente o próprio Cristiano, informa a observação aos professores ou responsáveis.
Cristiano explica que a atividade natalina cresce de ano a ano. Se no ano passado cerca de 2000 brinquedos foram distribuídos a previsão para este é de 4000. “São brinquedos novos ou usados em bom estado que, se necessário são limpos, embalados e preparados para o dia da entrega. Essa ação é feita com a ajuda de voluntários”, explica. A distribuição no dia é feita pelos voluntários em local previamente determinado da rua e organizada de forma a conseguir contemplar o maior número de crianças.
Como se pode imaginar atividades dessa natureza e dessa grandiosidade sendo oferecida de forma gratuita exigem muito empenho, dedicação e colaboração de doadores e voluntários para as diversas tarefas que são feitas antes e no dia. A campanha pela doação de brinquedos, por exemplo, começa cerca de cinco meses antes e é intensificada durante o mês de dezembro. Além de brinquedos, distribuição de doces, refrigerantes e lanches eventualmente, depende de doações e de voluntários que possas assumir a responsabilidade pela tarefa de preparo e distribuição.
O destaque dessa atividade prevista para o dia 23/12 é a exposição da decoração da Casa de Natal já esta aberta ao publico , local que poderá ser usado por crianças e familiares de forma organizada como cenário para fotos e lembranças para recordação da comemoração comunitária.
A iniciativa está posta, as tarefas exigem colaboração. Voluntários em espírito de Natal são benvindos. Junte-se a associação nesse esforço, procure os organizadores e compareça na Rua Jaçanã Altair, Jd. Santo André.
Vila Bela Um Marco na Regularização Fundiária
14 de março de 2024Moradores recebem com otimismo proposta para solucionar impasse do Vila Bela
16 de agosto de 2023Subprefeitura São Mateus tem significativo investimentos Municipal
16 de agosto de 2023
Leave a reply Cancelar resposta
-
Trabalhadores em transportes
30 de agosto de 2020 -
Moradora fecha a rua e prejudica a comunidade do Parque das Flores
16 de outubro de 2018 -
Quando quem devia nos defender e proteger é aquele que nos silencia
28 de março de 2024