Audiência sobre corredor de ônibus que passará por São Mateus

0
1378

Com a presença de cinco prefeitos regionais da zona leste, entre estes o de São Mateus, reuniram-se dia 10 de junho no Sesc Itaquera, representantes da empresa Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S. A. (EMTU) e lideranças locais para a realizar a audiência a respeito do projeto de obras de instalação do corredor rápido de ônibus, também conhecido como BRT (bus rapid transit) que ligará o Parque Cecap na cidade de Guarulhos, ao Terminal São Mateus que por sua vez será o ponto de chegada da linha que virá das cidades do ABC. O projeto completo do Corredor BRT Metropolitano Perimetral Leste ligará dois importantes polos industriais da Região Metropolitana de São Paulo: o ABC e o município de Guarulhos.
A coordenação do evento ficou a cargo do Pe Ticao, de Ermelino Matarazzo. As exposições do projeto e as respostas aos questionamentos dos presentes à audiência ficaram a cargo dos técnicos da Secretaria Estadual de Transportes do governo do Estado de São Paulo e da EMTU.
O Projeto Funcional da Linha Perimetral Leste – Jacu Pêssego para o trecho, que ligará a Av. Jacu Pêssego até o limite do município de Guarulhos (Rodovia Ayrton Senna), já foi concluído, as obras não. O trecho de 26 quilômetros ligando Guarulhos, onde já está pronto até São Mateus, Linha Perimetral Leste- Jacu Pêssego atenderá em média 175 mil usuários por dia em função de suas características onde serão operados ônibus articulados e biarticulados que circularam em vias totalmente reservadas sem interferência do tráfego local.
O traçado partirá do Terminal CECAP, em Guarulhos, entrará na Avenida Jacu- Pêssego, seguira até a Avenida Ragueb Chohfi, em São Mateus, se conectando ao terminal São Mateus. No percurso compartilhará o viário com a Sptrans e Monotrilho, assim como com a CPTM na estação Dom Bosco. Serão 22 estações de embarque e desembarque, sendo 6 em Guarulhos e 16 em São Paulo, em um trecho de 26 quilômetros.
Segundo os técnicos da secretaria estadual de transportes, os usuários terão agilidade no embarque e desembarque que ocorrerão em plataformas elevadas, no mesmo nível dos veículos.
Dotados de alta capacidade e com tecnologias mais limpas está previsto mobilidade maior e integração com outros modais (ônibus, trem, metrô) em algumas de suas estações e terminais. Atendendo uma área onde estão concentrados mais de 1,5 milhão de habitantes, 195 ônibus serão alocados no percurso.
A previsão é que a ligação perimetral reduzirá o número de viagens à área central da capital paulista, por conta da conexão dos dois corredores: o Corredor Metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara) e o Corredor Metropolitano Guarulhos-São Paulo (Tucuruvi), que já está em construção. Os usuários do novo corredor poderão utilizar integrações com os sistemas metroferroviário (Linha 11 da CPTM e Linha 2 Monotrilho do metrô), ônibus municipais e metropolitanos nas 26 estações de embarque e transferências.
O trecho de responsabilidade do município de Guarulhos até o limite da Rodovia Ayrton Senna com Avenida Jacu-Pêssego já está concluído.

Leave a reply