Neste ultimo ano o perfil socioeconômico do País, da cidade de São Paulo e da Zona Leste mudou – e muito. O principal desafio foi o cenário macroeconômico que desestimulou o consumo e a confiança da Classe C, composta por famílias com renda domiciliar total (somando todas as fontes) entre R$ 1.126,00 a R$ 4.854,00.
Os números indicam que ocorreu uma considerável diminuição do consumo; aumento do desemprego; aumento da inflação; crédito escasso, este cenário é consequência de medidas macro econômicas equivocadas , que aumentaram os custos do Estado e desestimularam a geração de emprego, renda e riqueza.
Seguindo esta mesma receita, a CET, a Sptrans e o Secretario de Transportes da Cidade de São Paulo Gilmar Tato, adotaram uma medida, para deixar o cenário ainda mais desafiador no Bairro de São Mateus, para os pequenos, médios e grandes geradores de emprego e renda da Região.
Com a intenção de resgatar, a desgastada i m a g e m d a atual administração municipal, a Secretaria dos Transportes implantou a proibição de estacionar das 6:00as da manhã as 20:00as no Polo Comercial e intensificou as multas: nos clientes que tentam comprar, nos fornecedores que tentam descarregar, nos prestadores de serviços que tentam trabalhar; o impacto desta medida, foi a queda de 40% do movimento das empresas comerciais de São Mateus, segundo pesquisa realizada pela CDL-São Mateus.
A medida tem como fundamento e justificativa a velocidade do Ônibus na via; não foi apresentado até o momento nenhum estudo de impacto econômico e de emprego, nas diversas reuniões que tratamos do assunto.
Do ponto de vista da mobilidade urbana, a medida seria merecedora de aplausos, se não gerasse, um impacto econômico, tão negativo, no comercio e nos empregos da região.
Vale destacar que o Sub Prefeito de São Mateus, nos recebeu muito bem, mas segundo ele, “nada posso fazer, pois o Tato é teimoso”, oportuno destacar que não se trata de teimosia, nem deste clima de “Fla x Flu”, mas sim em uma oportunidade única de discutirmos de forma séria a mobilidade urbana e a geração de emprego no bairro com harmonia e cooperação.
Tendo esperança de que a coerência e o diálogo prevaleçam, os comerciantes de São Mateus aguardam uma resposta da Administração Municipal.
Marcelo Dória
Nova UBS Parque das Flores tem atuação do mandato do Vereador Alessandro Guedes
17 de novembro de 2024Desafios e oportunidades do varejo neste fim de ano
17 de novembro de 2024Córregos despoluídos, uma realidade possível na cidade de São Paulo
31 de julho de 2024
Leave a reply Cancelar resposta
-
Congresso analisa vetos a auxílio emergencial e uso de máscaras
19 de agosto de 2020 -
Prefeitura entrega 509 termos de quitação para mutuários
17 de março de 2017 -
1ª CIA do 38º BPM/M abre as portas para as escolas e entidades
3 de julho de 2018