Humanidade pressiona o planeta, cada vez mais
Terra, um ecossistema sob pressão. Como parte dos esforços da Organização das Nações Unidas (ONU) para garantir a importância de respeitar e proteger o planeta , no sentido de garantir “o futuro que queremos”, em mensagem proferida no Dia Internacional da Mãe Terra (22/04), o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, lembra que “a data é uma feliz oportunidade para refletirmos sobre a relação da humanidade com a nossa casa. O ar que respiramos, a água que bebemos, o solo e a nossa comida, fazem parte de um ecossistema global delicado e cada vez mais sob pressão devido às atividades antrópicas”.
Para o secretário, precisamos de uma transformação global de atitude e prática. O dia deve levar a sociedade global a pensar sobre a emergência do paradigma ambiental e os desafios a serem enfrentados, relativos à adaptação às mudanças climáticas. “A principal causa do fenômeno é a queima de combustíveis fósseis, e todos devem reconhecer que o crescimento populacional e o consumo dos recursos naturais estão insustentáveis e ameaça cada vez mais prosperidade e estabilidade em todas as regiões”, disse.
Ban Ki-moon ressaltou que as ações sobre as mudanças climáticas, também, apresentam múltiplas oportunidades para “redefinirmos o nosso relacionamento” com a Mãe Terra e melhorar o bem-esta humano, especialmente para os mais pobres e mais vulneráveis. “É por isso que os líderes mundiais se comprometeram a chegar a um acordo sobre o clima legal global em 2015”. O representante da ONU lembrou a reunião de cúpula sobre o clima que acontecerá dia 23 de setembro, em Nova York.
Durante o discurso, ele convocou as nações a participarem da cimeira. O objetivo do encontro é mobilizar as nações para a assinatura de um novo tratado climático em 2015, e convidar os chefes de Estado e de Governo , juntamente com o setor privado e líderes da sociedade civil organizada para “apresentarem iniciativas e alianças que possam ajudar a lançar um futuro sustentável para o planeta”. Ele convocou um diálogo interativo sobre “Harmonia com a Natureza”, marcado para acontecer, anualmente, em 22 de abril.
Tarcilia Rego
Potes de margarina reciclados viram renda para catadores
31 de julho de 2024Programa de reciclagem de vidro cresce mais de 205% em 5 anos
14 de julho de 2024
Leave a reply Cancelar resposta
-
Governo de SP dá início ao sétimo plantio do Programa Nascentes
2 de junho de 2016 -
Cinemas de volta: Como as sessões e salas vão se adaptar para a reabertura
21 de julho de 2020 -
Em defesa da qualidade de vida
17 de junho de 2015